Caesa avança em planejamento para projeto de ampliação de sistema de água em Calçoene
A apresentação finalizada do projeto ocorrerá no dia 10 de outubro em sessão aberta.
Equipe técnica da companhia e autoridades locais realizaram visita técnica ao local onde deve ser construído o empreendimento.
A equipe técnica da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) avançou nas tratativas com instituições públicas locais sobre o projeto de construção de um novo sistema de abastecimento de água no município de Calçoene. Na quinta-feira, 21, foi realizada uma visita técnica na comunidade Sete Ilhas, local onde ocorrerá a construção do empreendimento.
De acordo com o engenheiro sanitário da companhia, João Batista Gomes Bosque, o estudo realizado pela Caesa mostra duas alternativas para a execução da obra (captação e estação de tratamento), localizadas em margens opostas da BR-156, mas ambas dependem de aprovação da Prefeitura de Calçoene e também do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
“Nas duas alternativas temos condições de fazer uma boa captação, apesar de terem características distintas, como a presença de rochas no lado direito da rodovia, o que ocasionaria um aumento na rede de adutora para que se chegue a captação no rio”, explicou.
As tratativas sobre a elaboração deste projeto iniciaram a partir de uma audiência pública realizada pela Promotoria de Calçoene em julho. A apresentação finalizada do projeto ocorrerá no dia 10 de outubro em sessão aberta.
A titular da promotoria, Christie Girão, destacou o empenho da companhia em prestar as informações sobre o andamento do projeto e ressaltou que a presença da comunidade neste processo será fundamental.
“O Ministério Público tem procurado buscar as soluções do problema de fornecimento de água com os órgãos responsáveis e a Caesa tem respondido aos nossos chamados. Esperamos que no dia 10 esteja tudo certo e o projeto seja apresentado à comunidade”, declarou.
O prefeito de Calçoene, Jones Cavalcante, informou que a busca de recursos junto aos órgãos federais, como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), também tiveram avanços e prevê que a partir da adequação de normas exigidas pela instituição, a alocação do valor para a execução da obra, orçada inicialmente em R$ 9 milhões, ocorrerá.
“Temos nos reunido em Brasília e discutido esta pauta com o auxílio da Caesa. Tivemos resultados positivos por parte da Funasa e com o apoio do governo do Estado vamos conseguir os recursos para construir este sistema até o próximo ano”, concluiu.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!