Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Clima festivo marca encerramento de Feira de Ciências e Engenharia do Amapá

Estudantes receberam premiações e 10 bolsas de iniciação científica do CNPq.

Por Caroline Mesquita
23/09/2017 11h05

No último dia do evento, foram premiados os alunos com os melhores projetos científicos apresentados na FeceapNo último dia do evento, foram premiados os alunos com os melhores projetos científicos apresentados na Feceap

Emoção e alegria marcaram o encerramento da quinta edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), na sexta-feira, 22, no auditório do Sebrae-AP. Foram mais de cem projetos científicos apresentados por estudantes de escolas estaduais do Amapá e de outros estados do Brasil, como Pará, Minas Gerais e Ceará, além de delegações do México. A Feira incentiva os jovens ao interesse pela ciência, com inovação e o empreendedorismo na área tecnológica. A Feceap é uma realização do Governo do Estado do Amapá, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e Ciência e Tecnologia (Setec), em parceria com o Sebrae-AP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

"Minha maior alegria é ver jovens que encontram na pesquisa científica, por meio de projetos, formas de transformar a realidade da sua comunidade", enfatizou a estudante Aira Beatriz de Souza. A jovem, de 17 anos, deu uma palestra motivacional aos alunos para que não desistam da iniciação científica. Ela já participou e venceu edições antigas da Feceap com projetos de sustentabilidade. Agora os apresenta em feiras de ciências no Brasil e até no exterior, na Copa Science de Mexico 2017, na qual foi premiada. Engajada na área desde os 12 anos, Aira defende a produção científica desde a educação básica. 

Gritos, aplausos e a sensação de dever cumprido foram destaques na premiação dos melhores projetos da quinta edição da Feceap. Os vencedores ganharam medalha e premiação extra de credencial para as equipes-destaque participarem de feiras afiliadas ao CNPq, em outros Estados e fora do Brasil. Foi o caso do grupo da aluna Izabel Meireles, de 14 anos, da Escola Estadual Irmã Santina Rioli. Com o projeto "Análise química e granulométrica de resíduos sólidos orgânicos para fins de fertilizante e pesticida sustentáveis", a estudante recebeu pelo grupo uma bolsa de iniciação científica júnior, do CNPq, para dar continuidade ao trabalho que ajuda o meio ambiente.

"O objetivo do nosso projeto é utilizar resíduos sólidos que geralmente são descartados de forma inadequada e transformá-lo em produto que beneficiem a comunidade. Com esse incentivo, podemos melhorar nosso trabalho e aplicá-lo de forma correta", afirma Izabel.

Muito orgulhosa estava a mãe e co-orientadora Antônia Nunes que viu a escola da sua filha pesquisadora ser premiada em três projetos. A Escola Estadual  José Ribamar Teixeira, localizada no município de Porto Grande,  subiu ao palco pelos trabalhos: A arte de contar histórias através de uma inclusão que encanta", Maleta viajante e  Somos todos Índios.  "Nossos trabalhos falam sobre inclusão social por meio de contação de história, sobre a a importância da parceria entre família e escola, e da nossa origem. Reconhecer esses temas é maravilhoso e fundamental, pois mostra que estamos caminhando rumo a cidadania".

Os trabalhos foram divididos nas categorias: Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas e suas respectivas subcategorias.  A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, reafirmou o compromisso do Governo do Amapá em incentivar os jovens a produção científica. "A Feceap é uma vitrine que mostra o potencial dos alunos amapaenses em diversas áreas do conhecimento. Projetos brilhantes que podem representar o Estado em outros países. Vamos nos empenhar para oportunizar cada vez mais e aproximar a iniciação científica de nossos estudantes", pontua.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!