Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Ação social leva serviços de cidadania aos moradores das aldeias Kumarumã e Kumenê

Foram 1.170 atendimentos realizados nas comunidades pela caravana do Governo do Amapá

Por Redação
26/09/2017 12h46

Kumenê e Kumarumã são consideradas as mais distantes comunidades indígenas do Amapá.

O governo do Estado realizou uma ação social nas comunidades indígenas Kumarumã e Kumenê, no município de Oiapoque, no período de 15 a 21 de setembro. Foram 1.170 atendimentos realizados envolvendo serviços de cidadania, assistência social, profissional e segurança pública, essenciais para as comunidades em razão de sua localização de difícil acesso.

Para obterem serviços como os que foram prestados na ação social, os moradores normalmente têm que se deslocar até a sede do município de Oiapoque, o que custa tempo e muitos recursos, já que Kumenê e Kumarumã são consideradas as mais distantes comunidades indígenas do Amapá.

A ação conjunta envolveu diversos órgãos do governo estadual, que juntos puderam prestar emissão de carteira de identidade e cartão do SUS, sob responsabilidade do Super Fácil; distribuição do kit para parteiras e cadastro no programa Renda Para Viver Melhor , proporcionado pela Secretaria de Inclusão e Mobilização Social; emissão de Carteira do Agricultor, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); e demonstração e orientações de primeiros socorros para incêndio e  afogamento pelo Corpo de Bombeiros do Amapá.

Para que toda a equipe chegasse até as comunidades, o acesso foi feito por meio de voadeira, partindo da Aldeia do Manga. Foram necessárias dez horas de navegação, sendo cinco horas para chegar em cada aldeia. Em ambas as comunidades, a ação aconteceu no centro comunitário local e a procura pelos serviços foi intensa durante todo o decorrer do evento.

A primeira comunidade a ser atendida foi a de Kumenê, que recebeu atendimentos no período de 15 a 18 de setembro, onde foram realizadas a emissão de 271 carteiras de identidade e 214 cartões do SUS e 40 carteiras do Agricultor.

Já na Aldeia de Kumarumã, que fica distante cerca de 5 horas de Kumenê, os atendimentos foram realizados no período de 19 a 21 de setembro, com emissão de 256 carteiras de identidade e 239 cartões do SUS.

A Secretaria de Inclusão e Mobilização Social realizou 80 cadastros do Programa Renda Para Viver Melhor e deu orientações aos cadastrados, e o Rurap emitiu 70 carteiras do Agricultor no local.

Segundo a coordenadora do Super Fácil Oiapoque, Maria Rodrigues, os serviços mais procurados na ação foram o de emissão de documentos, realizado pelo Super Fácil, que disponibilizou a equipe da unidade Oiapoque para coordenar a ação e proceder os atendimentos.

Para a diretora-geral do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC – Super Fácil), Luzia Grunho, é de suma importância que os serviços públicos essenciais sejam levados aos mais distantes locais do Estado.

“Consideramos muito importante esse tipo de ação, tendo em vista a dificuldade de locomoção dos moradores dessas comunidades distantes. Entendemos que, além de proporcionar a eles cidadania, contribuímos para que suas despesas com locomoção, sejam diminuídas”, afirmou.

Oiapoque

O município de Oiapoque fica localizado a cerca de 600 quilômetros de Macapá, no extremo norte do Estado, com população aproximada a 25 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!