Estudantes emocionam público em show alusivo ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência
Alunos da Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café pediram respeito e inclusão por meio da música e do teatro.
A peça teatral Todos pela Inclusão encerrou a programação do show cultural com a participação do jovem estudante Lucas Mateus interagindo com dois bailarinos no palco.
Os estudantes da Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café fizeram uma grande apresentação com manifestações artísticas nesta terça-feira, 26, no Teatro das Bacabeiras, centro da capital. O espetáculo comemorou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Os alunos falaram da importância do respeito, da igualdade, inclusão e da acessibilidade por meio de peças teatrais, apresentações musicais e de linguagens sem falas, com interpretação de libras.
Um dos trabalhos chamou a atenção do público: a peça teatral “Todos pela Inclusão”, escrita pelo aluno do 1º ano do ensino médio, Lucas Mateus Barros, de 18 anos. O jovem carismático e sempre com um sorriso no rosto possui paralisia cerebral de cinética. A paralisia cerebral provoca um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e da postura, causando limitações nas atividades. As desordens motoras são geralmente acompanhadas por alterações na sensação, percepção, cognição, comunicação e comportamento.
Nem mesmo as limitações impedem Barros de viver com entusiasmo. O estudante criou a peça teatral buscando sensibilizar a população quanto às necessidades da pessoa com deficiência. A apresentação conta com oito cenas e com a participação de vinte atores que encenam as dificuldades do cotidiano enfrentadas na locomoção, comunicação, e com a falta de solidariedade das pessoas, culminando com a importância dos movimentos que buscam direitos por essa causa.
“A ideia de escrever uma peça surgiu para contribuir com a luta de pessoas com qualquer tipo de limitação. É maravilhoso poder trabalhar isso com a minha turma na escola”, disse o jovem.
A peça teatral “Todos pela Inclusão” encerrou a programação do show cultural com a participação do jovem estudante Lucas Mateus interagindo com dois bailarinos no palco. A dança emocionou os presentes. “É muito importante o respeito ao próximo, principalmente quando se trata de pessoas com deficiência. O Lucas Mateus é um belo exemplo de como os obstáculos podem ser superados”, disse a estudante Larissa de Souza.
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado no dia 21 de setembro, no Brasil. A data foi escolhida devido à proximidade do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!