Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Socieducandos do Cesein aprendem técnicas de cultivo na agricultura artesanal

Projeto objetiva além da capacitação, a construção de uma horta para cultivo de frutas, legumes e verduras.

Por Redação
27/09/2017 13h13

A diretora da FCria ressaltou que o curso vai além da capacitação, pois ajuda a resgatar a cidadania.

Socioeducandos custodiados no Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein) participaram nesta sexta-feira, 27, da aula inaugural do projeto “Horta Artesanal”. A iniciativa promovida pelo Governo do Amapá, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), objetiva o ensino de técnicas de agricultura artesanal e a construção de uma horta para cultivo de frutas, legumes e verduras.

O projeto foi idealizado pelos educadores da Escola Estadual Elcy Rodrigues Lacerda, e acontece em resposta a algumas normas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o direito de jovens internos a terem escolarização e profissionalização.

As atividades são divididas em duas fases: aulas teóricas com carga horária de 40h - com professores das áreas afins (ciências, química, biologia e física) – e aulas práticas ministradas por técnicos agrônomos da Embrapa, nas quais os alunos aprenderão sobre o manuseio das ferramentas, o cuidado com o solo, organização do canteiro e a plantação as sementes.

O coordenador da Escola Elcy Rodrigues Lacerda, Romilson da Silva Santana, explicou que o projeto surge para colocar em prática o que os socieducandos aprendem durante as aulas, como também possibilitar a capacitação a uma possível profissão. “Eles terão a oportunidade saírem daqui com uma profissão”.

A diretora da FCria, Natália Façanha, ressaltou que o curso vai além da capacitação, pois ajuda a resgatar a cidadania. “O curso gera uma nova oportunidade para aqueles que querem uma vida nova”, explicou.

A gerente-geral do Cesein, Marlene Azevedo, lembrou que a realização do projeto é um anseio antigo da instituição.  “A ressocialização deles é um trabalho que está sendo realizado com muito carinho, respeito e dedicação”, garante.

O material produzido na horta como o pimentão, cebola, berinjela, abobora, coentro, melancia, entre outros, será consumido pelos internos e o excedente doado às suas famílias caso estejam necessitadas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!