Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Programação cultural encerra II Encontro de Gestores Quilombolas

Estudantes da Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Vila do Curiaú de Dentro, realizaram apresentações de dança, música e exposição de trabalhos.

Por Redação
29/09/2017 13h14

A programação contou com trabalhos que apresentaram um pouco das peculiaridades de países lusófonos na África.A programação contou com trabalhos que apresentaram um pouco das peculiaridades de países lusófonos na África.

Uma grande festa cultural encerrou o II Encontro de Gestores Quilombolas: estrutura pedagógica, desempenho escolar e mobilidade social e econômica, nesta sexta-feira, 29. A culminância do evento, promovido pelo Governo do Amapá, aconteceu na Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Vila do Curiaú de Dentro, em uma área comunidade remanescente de quilombo.

A programação contou com trabalhos que apresentaram um pouco das peculiaridades de países lusófonos na África, com desfile de misses, atrações culturais de danças e músicas com a participação de estudantes da escola e acadêmicos de uma faculdade particular, além de exposição de estandes, oficinas de turbantes e penteados, e gastronomia regional.

O II Encontro de Gestores Quilombolas, realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro, reuniu representantes de 22 escolas quilombolas estaduais com o propósito de garantir políticas públicas nas escolas quilombolas por meio da valorização da cultura, inclusão social e acesso ao ensino superior. A meta é organizar o ensino das escolas localizadas nessas comunidades em rede a fim de construir políticas públicas que respeitem a diversidade étnico-racial, no contexto educacional, cultural, social e econômico.

A partir do encontro, o governo buscará implementar um estatuto específico e regionalizado, com proposta curricular pedagógica; ofertando oficinas práticas para que os professores possam se aperfeiçoar na construção de materiais pedagógicos que atendam a diversidade populacional afrodescendente do Estado do Amapá. O próximo passo será estruturar a proposta pedagógica e avaliar o desempenho de cada escola objetivando a permanência do estudante na vida escolar e acadêmica.

“Temos um estatuto aprovado pelas escolas quilombolas durante o evento, iremos fazer apenas alguns ajustes na proposta pedagógica. Agora, esperamos que todas as escolas funcionem em circuito garantindo o acompanhamento do estudante na sua jornada escolar”, concluiu o gerente do Núcleo de Educação Étnico Racial (NEER) da Seed, Luciano Rodrigo de Oliveira.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação