Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Dia da Pessoa Com Deficiência bate recorde de atendimentos no Amapá

Foram 947 este ano, número bem superior aos 170 atendimentos registrados em 2015, na última participação do Estado na ação.

Por João Clésio
30/09/2017 16h55

Alunos da Banda de Música do Centro Didático Raimundo Nonato emocionaram o público com cantigas populares

A dona de casa Ludilena dos Santos Guedes chegou cedo com o filho, Kelvin Guedes, 22 anos. O estudante do ensino especial aproveitou a programação do Dia Nacional da Inclusão Social e Profissional da Pessoa Com Deficiência e Reabilitados do INSS para cortar o cabelo. Kelvin foi um dos 947 atendimentos registrados na ação organizada pelo Governdo do Estado, na sexta, 29, no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Meu filho é tudo pra mim. Aproveitei a ação para que ele pudesse usufruir dos serviços. Foi uma excelente ideia promover esse tipo de atividade voltada, especialmente, para as pessoas com deficiência”, elogiou Ludilena Guedes.

O Dia D teve como tema no Amapá “Não existe deficiência que impeça a inclusão”. A ação superou a previsão de atendimentos, que estava planejada para 300, inicialmente. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), contabilizou 947 atendimentos, bem superior aos 170 realizados em 2015 na última participação do Amapá no evento.

“É motivo de orgulho para o Governo do Estado superar a meta do Dia D. Agradeço ao governador Waldez Góes por ter confiado essa missão à equipe da Sete e a todos os cerca de 30 parceiros que levaram os serviços nas áreas da saúde, educação e cidadania às pessoas com deficiência e reabilitados do INSS”, comemorou Luciana Araújo, secretária do Trabalho e Empreendedorismo.

Os serviços mais procurados foram na área da saúde como: testes rápidos, verificação de pressão arterial, glicemia, exames etc. Em seguida, no espaço da cidadania, a estética corporal, corte de cabelo, sobrancelha, depilação, massagem, aplicação de argila, emissão de documentos, oficina de panificação e vagas de emprego.

Por falar em emprego, longas filas se formaram pelas pessoas com deficiência e reabilitados do INSS para conseguir uma vaga. Nove empresas estavam presentes no Dia D para recrutamento deste público. Quem aproveitou o momento foi Ademilton Palmeira Medeiros. Desempregado há mais de um ano, ele aguardou pacientemente sua vez para disputar uma vaga de vigilante ou porteiro.

 “Eu tenho plena convicção de que não está fácil arrumar um emprego. Mas vim aqui tentar e estou otimista que vou conseguir. Já trabalhei de carteira assinada em diversas profissões. Inclusive me formei em técnico em radiologia para aumentar as chances”, disse.

No Amapá a progração do Dia D foi coordenada pela Secretaria do Trabalho, através do Sine. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a apresentação da banda de música do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, formada por estudantes PCD´s. Ao som de cantigas de rodas e populares, a ideia foi trabalhar a memória afetiva dos alunos. “Nossa, fiquei emocionada com a apresentação”, concluiu a dona de casa Oneide Couto.

O Dia Nacional da Inclusão Social e Profissional da Pessoa Com Deficiência e Reabilitados do INSS ocorreu simultaneamente em todo o País e teve com principal objetivo fortalecer as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, aproximar o trabalhador das empresas e ampliar o número de trabalhadores com deficiência inseridos no mercado formal do trabalho. A solenidade contou com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fecomércio, Senac e do Conselho da Pessoa Com Deficiência no Amapá e da Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!