Marcação de consulta do HCal terá novo horário
O procedimento acontecerá no horário das 6h às 18h, ininterruptamente, de segunda à sexta-feira.
O governo iniciará este mês a fase de testes do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), procedimento que acabará com as filas de marcação de consultas no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same).
A partir desta terça-feira, 3, a marcação de consultas Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCal) acontecerá no horário das 6h às 18h, ininterruptamente, de segunda à sexta-feira. A medida visa a redução do tempo de espera no atendimento e diminuição de fila, garantindo o atendimento humanizado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e acesso dos pacientes às informações na Central de Ambulatório Especializada (CAE) do hospital.
A marcação só poderá ser feita pelo próprio paciente ou pessoa que comprove parentesco até o terceiro grau e mediante a apresentação do encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), da carteira de identidade e cartão do SUS.
A superintendente de atenção à saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Elioneide Monteiro, avisa que, a partir do dia 9 de outubro, as marcações de consultas psiquiátricas passarão a ser realizadas também no CAE.
"Antes, as marcações de consultas para o psiquiatra eram feitas na própria psiquiatria. A partir da próxima semana, passarão a ser feitas no CAE e, dessa forma, todas as marcações de consultas serão centralizadas para o melhor acesso de quem procurar pelo atendimento", explicou Elioneide.
Informatização
O governo iniciará este mês a fase de testes do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), procedimento que acabará com as filas de marcação de consultas no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same). Em reunião no último dia 25 de setembro ficou decidido que o primeiro município a testar o sistema será Amapá.
O sistema é completamente informatizado. Os usuários poderão marcar as consultas após receber o encaminhamento para os médicos especialistas nas unidades de saúde dos municípios, onde devem receber o primeiro acolhimento.
Os municípios ficarão responsáveis por fornecer o espaço e o computador conectado à internet para que o usuário possa agendar as consultas. A solicitação deverá ser homologada pela CAE em até 24 horas, já determinando a data e o médico especialista que será responsável pelo atendimento.
Isso fará com que os usuários de outros municípios não precisem se deslocar para a capital para marcar consultas e exames.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!