Definida nova data para o Sistema Unificado de Matrículas
A nova data de matrículas para quem não participou de nenhuma das fases anteriores será no período de 15 a 19 de fevereiro.
Reunião entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed), representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), do Centro de Processamento de Dados do Amapá (Prodap) e da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Macapá, discutiu o adiamento no período de matrículas no Sistema Unificado (Simatri). O encontro aconteceu nesta terça-feira, 2, no auditório do Ministério Público Estadual.
A nova data de matrículas para quem não participou de nenhuma das fases anteriores será no período de 15 a 19 de fevereiro. Entre os motivos do adiamento está a detecção de uma variação no sistema de segurança do Simatri realizado por uma empresa que presta serviço para o Estado.
Outro ponto é a proximidade do feriado de carnaval que poderia comprometer o acesso à internet de alguns pais ou responsáveis de alunos que por ventura não possuam computadores conectados à rede em suas residências. Para suprir a carência, o Estado disponibilizou 70 escolas pólos e uma base de apoio que vai prestar os serviços no auditório da Seed.
A coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Edilene Dias, explica que o adiamento não vai comprometer o início do calendário letivo de 2016 previsto para dia 7 de março. Ela pontuou ainda que está disponível em média 30 mil novas vagas em todo o Estado e que todos serão atendidos. “A decisão do adiamento da matrícula é para dar maior suporte à população e assim evitar erros comuns ocorridos nas fases anteriores como a inserção incorreta de dados. Nossa preocupação é atender todas as pessoas de forma igualitária” reiterou Edilene Dias.
A coordenadora destacou ainda que as pessoas que efetuaram a matrícula no dia 1 de fevereiro, mesmo com o sistema oscilando, terão suas vagas garantidas. Edilene esclarece ainda que o Simatri vai disponibilizar, também, as vagas existentes e que não foram preenchidas durante o processo no período de 18 a 22 de janeiro.
Segundo Alexandre Monteiro, promotor da Infância e da Juventude de Macapá, a reunião serviu também para fazer os ajustes entre os órgãos ligados à área. “Em termos de democratização, o sistema possibilita que todos tenham o acesso igualitário distribuído tanto na rede estadual de ensino, quanto no município. É uma sistemática nova que será aprimorada nos próximos anos. É importante o diálogo entre as instituições para possibilitar o acesso à escola, diminuir a evasão escolar e melhorar os índices da educação”, disse o promotor.
A confirmação das vagas com a
entrega das documentações nas escolas será entre os dias 22 e 23 de
fevereiro. A data estará no comprovante de inscrição que deverá ser
impresso e apresentado junto com as documentações pessoais dos alunos
nas intuições de ensino. O portal poderá ser acessado pelo endereço www.prematricula.ap.gov.br, das 10h da manhã do dia 15 de fevereiro até às 23h59min do dia 19 de fevereiro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!