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Definida nova data para o Sistema Unificado de Matrículas

A nova data de matrículas para quem não participou de nenhuma das fases anteriores será no período de 15 a 19 de fevereiro.

Por Redação
02/02/2016 11h35

Reunião entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed), representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), do Centro de Processamento de Dados do Amapá (Prodap) e da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Macapá, discutiu o adiamento no período de matrículas no Sistema Unificado (Simatri). O encontro aconteceu nesta terça-feira, 2, no auditório do Ministério Público Estadual. 

A nova data de matrículas para quem não participou de nenhuma das fases anteriores será no período de 15 a 19 de fevereiro. Entre os motivos do adiamento está a detecção de uma variação no sistema de segurança do Simatri realizado por uma empresa que presta serviço para o Estado.

Outro ponto é a proximidade do feriado de carnaval que poderia comprometer o acesso à internet de alguns pais ou responsáveis de alunos que por ventura não possuam computadores conectados à rede em suas residências. Para suprir a carência, o Estado disponibilizou 70 escolas pólos e uma base de apoio que vai prestar os serviços no auditório da Seed. 

A coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Edilene Dias, explica que o adiamento não vai comprometer o início do calendário letivo de 2016 previsto para dia 7 de março. Ela pontuou ainda que está disponível em média 30 mil novas vagas em todo o Estado e que todos serão atendidos. “A decisão do adiamento da matrícula é para dar maior suporte à população e assim evitar erros comuns ocorridos nas fases anteriores como a inserção incorreta de dados. Nossa preocupação é atender todas as pessoas de forma igualitária” reiterou Edilene Dias.

A coordenadora destacou ainda que as pessoas que efetuaram a matrícula no dia 1 de fevereiro, mesmo com o sistema oscilando, terão suas vagas garantidas. Edilene esclarece ainda que o Simatri vai disponibilizar, também, as vagas existentes e que não foram preenchidas durante o processo no período de 18 a 22 de janeiro.

Segundo Alexandre Monteiro, promotor da Infância e da Juventude de Macapá, a reunião serviu também para fazer os ajustes entre os órgãos ligados à área. “Em termos de democratização, o sistema possibilita que todos tenham o acesso igualitário distribuído tanto na rede estadual de ensino, quanto no município. É uma sistemática nova que será aprimorada nos próximos anos. É importante o diálogo entre as instituições para possibilitar o acesso à escola, diminuir a evasão escolar e melhorar os índices da educação”, disse o promotor.

A confirmação das vagas com a entrega das documentações nas escolas será entre os dias 22 e 23 de fevereiro. A data estará no comprovante de inscrição que deverá ser impresso e apresentado junto com as documentações pessoais dos alunos nas intuições de ensino. O portal poderá ser acessado pelo endereço www.prematricula.ap.gov.br, das 10h da manhã do dia 15 de fevereiro até às 23h59min do dia 19 de fevereiro. 

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