Palestra reforça a importância do autoexame para prevenir o câncer de mama
Orientações fazem parte da programação do Outubro Rosa, realizada pelo Governo do Amapá.
Mulheres receberam orientações sobre o autoexame para identificar precocemente os sintomas do câncer de mama
Entre as várias atividades da campanha Outubro Rosa, aconteceu nesta quarta-feira, 4, na sede do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), em Macapá, uma palestra sobre a importância do autoexame para prevenir o câncer de mama. A programação é realizada pelo Governo do Amapá, sob coordenação da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres.
De acordo com a médica mastologista Natália Monteiro, a melhor prevenção é a detecção precoce. "Há chances de cura quando a doença é descoberta precocemente. Assim, pode-se fazer um controle da doença. As mulheres podem detectar com autoexame das mamas, ultrassom a partir dos 25 anos, e mamografia a partir dos 40 anos", explicou a mastologista.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Aline Gurgel, informou que esta foi só a primeira palestra de muitas que irão ocorrer durante o mês de outubro. “Temos palestras, ensaio fotográfico e um dia especial que será o dia D, repleto de programações, ações de saúde, aula de zumba entre outras", informou a secretária.
Maria Helena, de 35 anos, que recebe atendimento no Cram, agradeceu a oportunidade de poder obter informações sobre o autoexame. "Nós, mulheres, precisamos saber dessas informações para que possamos nos cuidar, procurar o médico e assim prevenir essa doença”.
Entrega de certificados
Durante o evento ainda ocorreu a entrega de certificados às mulheres que participaram de cursos de artesanato no mês de setembro, no Cram e Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf). Os cursos foram em parceria com o Sebrae Amapá.
Para Mônica Maciel, de 48 anos, a capacitação foi de extrema importância para que ela pudesse ter uma profissão. “Agora consigo ter um dinheiro sobrando. Além de ter uma profissão, podendo aprender a confeccionar tiaras e laços”, comemorou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!