Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Jogos Escolares 2017 movimentam estudantes de todo o Estado

Campeões de cada modalidade representarão o Amapá nos Escolares da Juventude em Brasília.

Por Weverton Façanha
09/10/2017 22h27

A partir desta terça-feira, 10, inicia a etapa estadual dos Jogos Escolares do Amapá, nas modalidades coletivas, para alunos de 15 a 17 anos. Os jogos acontecem em Macapá. A seletiva reunirá as equipes classificadas nas etapas municipais e ocorre até o dia 14 de outubro, envolvendo mais de 700 pessoas, entre alunos/atletas, comissão técnica, arbitragem e comissão organizadora.

As delegações do interior já estão na capital para disputar os jogos. Participam equipes dos municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Cutias, Laranjal e Vitória do Jari, Macapá e Santana. O governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), garante alimentação, estadia e transporte, para as equipes do interior.

Serão disputadas as modalidades de basquetebol, futsal, handebol, vôlei de quadra e vôlei de praia nos naipes masculino e feminino. As provas serão realizadas nos ginásios Avertino Ramos, da Polícia Militar e do Trem Desportivo Clube. O vôlei de praia será disputado no Centro Didático Raimundo Adamor, no bairro do Beirol. Os vencedores da seletiva garantem vaga para a etapa nacional, que será realizada de 15 a 25 em Brasília-DF.

O professor Olivaldo Nunes, coordenador executivo dos Jogos Escolares Amapaenses, ressalta a importância do esporte para o desenvolvimento dos adolescentes. “É uma oportunidade dos adolescentes vivenciarem momentos únicos que agregam valores como companheirismo, espírito de equipe e superação. Através do esporte, os alunos desenvolvem não só habilidades físicas, mas, principalmente, educação e socialização”, destacou.

Na edição de 15 a 17 anos, etapa nacional, são disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia.

Além das competições, os jovens atletas tem a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!