Escolas têm até esta quarta para retificar dados do Censo Escolar
Dados são fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira e para a implementação de políticas públicas.
Matrículas e informações escolares declaradas servem de base para o repasse de recursos do governo federal às escolas
As escolas públicas do país têm até as 23h59 desta quarta-feira, 11, para retificar as informações declaradas ao Censo Escolar 2017. O levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anualmente, é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, e é considerado o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área. No Amapá, o processo é coordenado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O prazo não será prorrogado.
De acordo com a coordenadora interina do Censo Escolar da Seed, Socorro Tolosa, técnicos estão mobilizados em esclarecer quaisquer dúvidas dos gestores escolares, visando à precisão dos dados informados e ao cumprimento dos prazos.
“É preciso dar uma atenção especial a esse prazo, porque não será possível alterar mais nada após o fechamento do Educacenso no dia 11 de outubro”, ressaltou Socorro.
Os dados coletados são fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira e para a implementação de políticas públicas na área. Além disso, as matrículas e informações escolares declaradas servem de base para o repasse de recursos do governo federal às escolas.
O levantamento é dividido em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento da matrícula inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Na segunda fase, as escolas informam sobre a situação do aluno, registrando dados sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!