Produtores rurais de Vitória do Jari aprendem métodos de criação de peixes
O governo capacitou 60 produtores com aulas práticas e teóricas e certificação
Alguns produtores têm interesse em iniciar no setor e outros já realizam essa atividade, mas faltava conhecimento sobre o sistema.
O Governo do Amapá realizou no período de 9 a 12 de outubro, no município de Vitória do Jari, o Curso Básico de Piscicultura que atendeu 60 produtores rurais. O objetivo foi capacitar agricultores familiares no desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura. O evento foi desenvolvido pela Agência de Pesca do Amapá (Pescap) e contou com a colaboração da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Vitória do Jari.
Segundo o coordenador de assistência técnica da Pescap, Edson França, alguns produtores têm interesse em iniciar no setor e outros já realizam essa atividade, mas faltava conhecimento sobre o sistema.
“Observamos que a região tem um grande potencial para o setor e existe um interesse muito grande por parte dos produtores em desenvolver a atividade, principalmente em tanques escavados”, declarou.
De acordo com agricultor Luís de Lima, a partir das aulas é possível aprender o quanto é simples iniciar a criação de peixes, principalmente nos sistemas de tanques escavados. “Queremos muito desenvolver essa atividade em nossa região e com o curso podemos tirar proveito para chegar a resultados positivos em curto prazo”, disse.
Além do curso de piscicultura, os participantes receberam orientações sobre a política nacional do meio ambiente, com foco para a emissão de licenciamento ambiental por parte do município, para atender as demandas dos produtores locais.
Já na parte prática, os produtores e a coordenação do curso visitaram diversas propriedades que possuem tanques de criação. As visitas também serviram para a iniciação da elaboração de projetos de captação de recursos junto ao Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap). Ao fim do curso todos os participantes receberam certificados.
A piscicultura é um ramo econômico e altamente sustentável, cujo custo da atividade não é tão elevado e o retorno é viável, porém realizar a atividade de forma correta é de grande relevância para o ótimo desenvolvimento na criação de peixes, por isso alguns fatores devem receber maior importância como a escolha do local adequado para a criação, a escolha certa das espécies a serem criadas, a construção de instalações adequadas, dentre outros.
Até o fim do ano a Agência de Pesca do Amapá (Pescap) pretende levar o curso a outros municípios do Estado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!