Cerca de 200 docentes são capacitados para atuarem no Programa de Aprendizagem no Amapá
Formação acontece no auditório da Ueap. Iniciativa reforçará aprendizagem dos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, do estado e municípios.
Programa vai oferecer cooperação técnico-pedagógica aos municípios para a implantação e implementação de propostas didáticas de alfabetização
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realiza, nos dias 20 e 21 de outubro, a capacitação de 200 docentes que atuarão como formadores no Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap). As orientações sobre a metodologia e as ações que serão desenvolvidas para reforçar a aprendizagem dos estudantes, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, acontecem no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). A expectativa é que a iniciativa atenda mais de 80 mil alunos das redes estadual e municipal a partir de 2018.
O Programa de Aprendizagem no Amapá foi lançado em junho deste ano pelo Governo do Amapá, em parceria com o Governo do Ceará, e seguirá a metodologia utilizada no Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) do governo cearense. Nele, são apoiadas ações que fomentam a aprendizagem dos alunos, assegurando que eles ingressem mais bem preparados no ensino médio. Será trabalhada a equidade dos alunos amapaenses em Língua Portuguesa e Matemática, entre outras áreas do conhecimento, reforçando a qualidade dos conteúdos aplicados em sala de aula.
O programa vai oferecer cooperação técnico-pedagógica aos municípios para a implantação e implementação de propostas didáticas de alfabetização. A Seed vai disponibilizar aos municípios orientações sobre o programa, materiais didáticos e metodologias de ensino, entre outros suportes técnicos e de avaliação, cedidos pelo governo cearense. Em contrapartida, os municípios devem disponibilizar estrutura e apoio para a implantação do programa, além de sensibilizar os servidores e comunidade sobre a proposta de ensino.
Para a secretária de Educação, Goreth Sousa, somente com a colaboração e corresponsabilidade entre os municípios será possível melhorar os índices educacionais do ensino público no Estado. “Temos um índice de quase 40% de evasão escolar no ensino médio e isso nos mostra que precisamos avançar de maneira conjunta”, disse.
O objetivo do Paap é garantir que nenhum aluno fique sem ler e escrever nos anos iniciais do ensino fundamental até o 5º ano, alfabetizando 100% das crianças até o fim do 2º ano do ensino fundamental. A ideia é subsidiar os alunos com o conhecimento equivalente à série correspondente para avançar nos demais níveis de escolaridade com a preparação adequada.
A professora Leonice Lima da Silva, 37 anos, acredita que o Programa de Aprendizagem dará resultados positivos, pois será dedicado a ajudar o aluno nas suas principais dificuldades. “Confio que o programa vai melhorar a educação, já que ele trata sobre a individualidade de cada estudante e reforça o conhecimento onde ele precisa melhorar”, concluiu.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!