Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Bombeiros militares assimilam novos métodos de combate ao Aedes aegypti

Ação é parte da Semana Nacional de Mobilização do Setor Saúde, Educação e Assistência Social de Combate ao mosquito, que segue até sexta-feira, 27.

Por Redação
23/10/2017 12h59

Cerca de 30 bombeiros militares de diversos grupamentos da capital foram alcançados pela capacitação.Cerca de 30 bombeiros militares de diversos grupamentos da capital foram alcançados pela capacitação.

Nesta segunda-feira, 23, teve início a programação organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) para prevenção e combate à incidência do Aedes aegypti. Ações diversas acontecem na capital e nos municípios de Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. Em Macapá, a primeira ação contemplou, pela manhã, capacitação de cerca de 30 bombeiros das instituições, que serão multiplicadores das medidas de combate ao vetor aos demais militares de seus grupamentos.

Esta programação é alusiva à Semana Nacional de Mobilização do Setor Saúde, Educação e Assistência Social de Combate ao Aedes aegypti, campanha do governo federal que segue até sexta-feira, 27.

A capacitação contou com o apoio do Departamento de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A coordenadora do departamento, Acimaia Martins, foi quem ministrou palestra aos militares. Dentre os assuntos explanados, estiveram informações sobre o mosquito, sobre as doenças por ele transmitidas (dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya), locais e objetos propícios a focos do vetor, identificação e eliminação destes focos, dentre outros fatores.

“Essa parceria contínua com o Estado é de extrema importância, principalmente para atuar na conscientização e mobilização da sociedade, pois não basta os agentes públicos estarem engajados, é preciso o apoio da sociedade, para que cuidem de seus quintais, e tomem os cuidados necessários para impedir que focos sejam criados e que as doenças se manifestem”, considerou Acimaia.

A tenente bombeiro militar Meiry de Lima, responsável pela programação na capital, destacou que uma vez capacitados, os militares atuarão de forma intensificada dentro e fora dos quartéis, alcançando escolas e a comunidade. “A sensibilização e a prevenção são primordiais para o enfrentamento ao vetor. Chegaremos às escolas, por meio do projeto Defesa Civil nas Escolas, e à comunidade, disseminando as informações e objetivando que todos os cuidados sejam tomados, precavendo a ocorrência das doenças”, enfatizou a tenente.

Os índices das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti seguem estáveis no Amapá, devido ao período de estiagem das chuvas. Mas o coronel Wagner Coelho, comandante do CBMAP e coordenador estadual de Defesa Civil destaca que, mesmo com índices positivos em relação às doenças, o trabalho deve ultrapassar esta semana nacional de combate e ser contínuo, visto o período de chuvas que se aproxima, quando há mais facilidade de proliferação do vetor.

“A gestão abraçou essa causa e diversos órgãos dos eixos educação, saúde e assistência social devem continuar atuando mutuamente com a sociedade no combate ao Aedes. Nossa atuação será intensa, de dentro para fora dos quartéis”, acrescentou Coelho.

Programação

Na terça-feira, 24, os 30 militares capacitados hoje multiplicarão o conteúdo aprendido para os demais militares de seus respectivos locais de trabalho, com auxílio de material didático acerca da temática.

Também na terça-feira, das 9h às 11h30, as atividades acontecerão na Escola Estadual José de Alencar, com o projeto “Defesa Civil nas Escolas”, que nesta semana terá o trabalho voltado de forma intensificada para o combate ao Aedes e à importância desse enfrentamento.

Na terça-feira à tarde, a programação será na Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, de gestão compartilhada entre o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Educação (Seed), professores, monitores e corpo técnico da instituição serão capacitados sobre a temática.

Na quarta-feira, 25, pela manhã, simultaneamente, o projeto “Defesa Civil nas Escolas” alcançará as escolas estaduais Princesa Isabel e José de Alencar. O trabalho nessas instituições acontecerá até o dia 26 de outubro, quinta-feira, com atividades lúdicas, diversificadas e com cunho informativo acerca do mosquito e do perigo que ele representa para a sociedade.

Sexta-feira, 27, será o dia “D” da programação, quando será executado o “Dia D nos Quartéis”, tanto na capital quanto nos municípios de Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. Os militares farão vistorias e limpeza em seus grupamentos, para identificar e, caso necessário, eliminar possíveis focos do Aedes aegypti.

Também nesse dia, as ações retornarão à Escola Risalva Freitas do Amaral. Além de atividades do projeto “Defesa Civil nas Escolas”, será realizada a “Patrulha Aedes”. Na ocasião, toda a área da escola passará por vistoria, realizada por alunos e militares, na busca por possíveis focos do vetor. Nesse momento, também será feito o trabalho de orientação aos alunos, que serão condecorados agentes defensores de sua escola.

Em parceria com agentes de endemias do município, ainda na sexta-feira, os bombeiros militares farão vistorias nos arredores da escola Risalva. Atuarão também orientando a comunidade, averiguando quintais, eliminando focos e aplicando larvicidas em casos onde os focos não possam ser eliminados, como em caixas d’água ou piscinas.

Campanha Nacional

A Semana Nacional de Mobilização do Setor Saúde, Educação e Assistência Social de Combate ao Aedes aegypti é uma proposta trabalhada dentro da Sala Nacional de Coordenação e Controle, que agrega os ministérios da Saúde, Integração Nacional, da Defesa e outros, que por sua vez mobilizaram mais de 210 mil instituições públicas e privadas em todo o país, para a semana de luta contra o Aedes aegypti.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!