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Exposição de projetos e palestra marcam abertura da Semana de Ciência e Tecnologia

Programação deste ano trabalha o tema 'A matemática está em tudo'

Por Redação
24/10/2017 11h24

A expectativa é alcançar cerca de 5 mil pessoas nos seis municípios envolvidos.

Começou a 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amapá. A solenidade de abertura aconteceu na noite desta segunda-feira, 23, com a palestra da professora pernambucana Carla Alexandre Souza sobre o tema “Jogo em jogo: a contribuição dos games no processo de aprendizagem dos estudantes”. O objetivo da SNCT é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam as instituições parcerias, a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.

O evento promovido pelo governo do Estado e instituições de ensino e pesquisa conta com atividades nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari e Oiapoque.

Durante a programação que deu início à semana, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, falou da expectativa que é alcançar cerca de 5 mil pessoas nos seis municípios envolvidos. “As instituições se organizaram em diversos modelos de atividades para atender todos os públicos que tenham interesse em participar”, afirmou o gestor.

Ele destacou, ainda, que no Amapá um grande trabalho já vem sendo realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) que está estimulando os jovens nas escolas, no que se refere a desenvolvimento de projetos. “Continuamos apoiando as instituições de ensino superior para fazer essa interação com ensino fundamental e básico, queremos consolidar este serviço de qualidade a população amapaense”, explicou Pontes.

Em sua palestra, Carla Alexandra mostrou o resultado de seu projeto de mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFP) explicando a contribuição e auxílio do games para os estudantes. Ela explicou que eles tendem a aprender de forma mais engajada com a utilização dos jogos.

“Realizamos dentro de sala de aula a Olimpíada de Jogos Digitais de Educação, que funciona como uma plataforma digital, na qual o aluno e professor entram, e customizam seus personagens. Eles têm vários objetos digitais para resolver durante o jogo, tudo isso, imbuído de uma grande narrativa, desafios e diversão”, explicou a palestrante.

O aluno Alan Almeida, 17 anos, do 3º ano da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, disse que ficou interessado em ciência e tecnologia, pois era uma área desconhecida por ele. “Estou planejando junto com um amigo criar um game para auxiliar pessoas que tenham dificuldade com a disciplina matemática. Vou acompanhar toda a programação da SNCT”, afirmou o estudante.

Participaram do evento autoridades públicas, estudantes, professores, pesquisadores, entre outros. 

Exposição

Os estudantes das Escolas Estaduais Coaracy Nunes e José do Patrocínio realizaram exposições de seus projetos

O projeto da Escola Coaracy Nunes, que envolve alunos do 6º ao 9º ano, é intitulado “Jogos de Matemática feitos com materiais reciclados”, no qual os alunos construíram dama, trilha, xadrez, cubo magico, dominó geométrico e palitos de picolé transformados em figuras planas (triângulo, quadrado, entre outros).

A professora de matemática Priscila Paranhos percebeu que o rendimento dos alunos na disciplina não estava desejável, por isso decidiu colocar em prática o projeto. “Percebemos que os alunos passaram a ter mais interesse em estarem envolvidos nas atividades de matemática”, destacou a educadora.  

SNCT

A programação que acontece até o dia 29 de outubro envolve seminários, lançamento de editais, concurso de redação, jogos, exposições, oficinas, palestras, workshop, minicursos e apresentações culturais. Os participantes receberão certificados online.

Estão envolvidos diretamente na programação órgãos do governo como a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), além de instituições parceiras como Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

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