Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Prova Brasil 2017 será aplicada até o dia 3 de novembro no AP

Mais de 35 mil estudantes do Amapá de 383 escolas da rede estadual, municipal e particular serão avaliados pelo MEC

Por Redação
24/10/2017 13h44

Nos testes aplicados, os alunos são avaliados em Língua Portuguesa, com foco em leitura e Matemática (resolução de problemas)

Cerca de 35 mil estudantes do Amapá, de 383 escolas, incluindo a rede estadual, municipal e particular, vão fazer a Prova Brasil até o dia 3 de novembro. A ação faz parte do sistema de avaliação da educação básica do Ministério da Educação.

A Prova Brasil, que avalia os conhecimentos dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa, começou a ser aplicada nesta segunda-feira, dia 23 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já a interlocução entre Estado e o Inep é realizada pelo Centro de Pesquisas Educacionais (Cepe) da Secretaria de Estado da Educação.

Apenas na rede estadual, 23.854 alunos de 233 escolas realizarão a prova. Esse ano, pela primeira vez, os alunos da terceira série da rede pública também vão participar.

Serão avaliadas as escolas públicas com dez ou mais alunos matriculados em turmas regulares da 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª ou 4ª série do Ensino Médio.

Nos testes aplicados, os alunos são avaliados em Língua Portuguesa, com foco em leitura e Matemática (resolução de problemas). Já no questionário socioeconômico, os alunos informam sobre fatores que podem estar associados ao desempenho escolar. Os professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários para que as equipes responsáveis pela aplicação da prova possam coletar dados demográficos, traçando o perfil profissional e as condições de trabalho. Os resultados deverão ser divulgados no segundo semestre de 2018.

Como o Enem não é mais utilizado para avaliação das escolas, o resultado da Prova Brasil é o que vai permitir a avaliação comparativa das escolas de Ensino Médio.

A Prova Brasil é um dos dois elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): o cálculo do Ideb é feito usando os resultados da prova e informações sobre a aprovação dos estudantes. Essa prova faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Inep estima que cerca de 7,5 milhões de estudantes façam a Prova Brasil em 2017.

Preparação

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou no período de 17 a 20 de outubro, o projeto “Os indicadores educacionais e a qualidade da educação básica”. A ação foi direcionada as equipes gestoras das escolas públicas da rede estadual de ensino, com o objetivo de diagnosticar os próprios dados escolares obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e preparar para a Prova Brasil deste ano.

Foram realizadas oficinas estratégicas para auxiliar a escola na compreensão e reflexão do papel da avaliação nacional, para o cálculo do Ideb, como ferramenta para a promoção da qualidade da Educação Básica. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!