Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Alunos da Escola Estadual Princesa Izabel aprendem a combater o Aedes aegypti

Orientações foram repassadas de forma lúdica e informativa por bombeiros militares, através do projeto “Defesa Civil nas Escolas”.

Por Redação
25/10/2017 13h50

As aulas são através de palestras, orientações, peça teatral com fantoches e com o mascote Cedeco.

A manhã desta quarta-feira, 25, foi de diversão e, sobretudo, aprendizado para cerca de cem alunos da Escola Estadual Princesa Izabel, localizada na área central de Macapá. A instituição de ensino - que atende mais de 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental -  recebeu mais uma ação do projeto “Defesa Civil nas Escolas”, que esta semana, além de abordar temas relacionados à defesa civil, enfatiza a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika.

O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), que até sexta-feira, 27, executa junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) diversas ações voltadas à Semana Nacional de Mobilização do Setor Saúde, Educação e Assistência Social de Combate ao Aedes aegypti.

Através de palestras, orientações, peça teatral com fantoches e com o boneco “Cedeco” – mascote do projeto - os alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental I aprenderam o que fazer para prevenir que o mosquito fêmea coloque suas larvas.

O pequeno José Leonardo, 7 anos, aluno do 2º ano, esteve atento a todas as informações repassadas pelos bombeiros militares e relatou que já foi vítima do mosquito. “Eu já tive dengue e não foi legal, tive que ficar no hospital. Aprendi que não se pode jogar lixo no chão, porque não só polui a cidade e pode causar alagamento, mas também serve de foco do mosquito da dengue. Todos nós temos que cuidar do quintal de casa e não deixar água parada”, disse.

A coordenadora do projeto, tenente bombeiro militar Meiry de Lima, ressaltou que é justamente esta consciência que o projeto visa despertar nos alunos. O lixo é um dos maiores criadouros do mosquito, e disseminar essa percepção aos alunos, contribui de forma significativa no combate ao vetor.

“Trabalhamos com eles noções de defesa civil, educação ambiental e principalmente o combate ao Aedes, de forma interativa e linguagem fácil, para que as informações se tornem atrativas e eficazes”, pontuou, acrescentando que “o lixo é um fator extremamente preocupante neste sentido, por conta do acúmulo de água. A intenção é que estes alunos sejam disseminadores destas informações não só na comunidade escolar, mas também em suas casas e vizinhança”.  

Patrulha Aedes

Ao fim da parte teórica e teatral da programação, foi a vez dos alunos, sob supervisão dos bombeiros militares, colocarem a mão na massa e realizar a “Patrulha Aedes”, que consiste em vistoria no prédio da escola, buscando e eliminando cenários propícios à proliferação do Aedes aegypti, como objetos que acumulem água jogados ao chão.

Depois dessa tarefa, os pequenos foram simbolicamente condecorados pela equipe da Defesa Civil como agentes patrulheiros do combate ao Aedes.

A diretora da escola, Arielma Nunes, mostrou-se satisfeita com o trabalho executado junto aos alunos. “Esse projeto vem somar forças com o nosso trabalho. Conscientizar os alunos é de fundamental importância, principalmente sendo uma atividade diversificada, em que eles aprendem brincando. Esperamos fortalecer cada vez mais essa parceria”, frisou.

Defesa Civil nas Escolas

O projeto foi lançado no início deste mês e conta com o empenho de dez militares da coordenadoria e do CBM-AP. São parceiros a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e Ministério Público Estadual. 

A expectativa é de alcançar cerca de mil alunos até o fim deste ano e expandir os atendimentos à escolas municipais da capital.

As palestras seguem os seguintes eixos temáticos: noções de defesa civil, chuvas intensas e suas consequências na capital do Estado; educação ambiental e desastres naturais na cidade; prevenção de acidentes domésticos; noções básicas de primeiros socorros; e cuidados iniciais em situação de urgência.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!