Dia Nacional da Saúde Bucal alerta para cuidados com a higiene oral
Em Macapá, dois Centros Especializados atendem casos de média e alta complexidade.
Prevenção é importante para evitar atendimentos emergenciais e agravamento nos problemas bucais
Quando falamos em odontologia, a primeira coisa que vem a cabeça é o cuidado com os dentes, mas hoje, no dia 25 de outubro, são celebradas duas datas comemorativas que nos provam o contrário: os dias nacionais da Saúde Bucal e do Cirurgião-Dentista.
O gerente de núcleo do Programa de Saúde Bucal do Centro de Especialidades Odontológicas do Estado do Amapá (CEO), Jhony Ender, explica que é importante manter todo o complexo que envolve a cavidade bucal higienizada e limpa, isso mais do que dentes saudáveis, evita inflamações, infecções ou até mesmo contaminações de outros sistemas por causa de uma infecção que surgiu na boca.
“É importantíssimo que haja essa conscientização do uso da escova de dentes e do fio dental para que seja feita a higienização dessa região, não só dos dentes, mas da língua, gengiva e todas essas estruturas que temos na boca”, explicou Ender.
Segundo ele, os problemas odontológicos mais comuns são as cáries, que surgem principalmente pela não ou má higienização da boca, e a doença periodontal, que é um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes, que aparecem devido à formação de placa bacteriana nos dentes.
O profissional alerta que é importante o trabalho preventivo para evitar atendimentos emergenciais e agravamento nos problemas bucais. “A saúde começa pela boca. Quando você tem uma boca saudável, e quando digo boca não é só essa pessoa ter ausência da cárie ou da doença periodontal, mas também outros tipos de doenças que se manifestam na boca, nós conseguimos diminuir os atendimentos que sejam apenas curativos, ou seja, aqueles em que temos que atender um sintoma agudo”.
Problemas como ausência ou dentes mal posicionados não geram sintomas apenas na cavidade bucal, mas podem se manifestar em outras áreas do corpo através de dores de cabeça, de coluna, nos ouvidos e ardências nos olhos, em alguns casos, uma infecção que iniciou na boca, quando não tratada, pode cair na corrente sanguínea causando outros problemas mais graves.
O CEO possui duas unidades em Macapá, uma localizada no Centro e outra no bairro Jesus de Nazaré, ambas são equipadas para lidar com casos especializados de média e alta complexidade, tendo os usuários encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde deve acontecer o primeiro atendimento aos pacientes.
Entre as especialidades atendidas pelo CEO estão odontopediatria, ortodontia, ortodontia funcional dos maxilares, endodontia, bucomaxilofacial, periodontia estomatologia, além de clínica geral.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!