Alunos da rede estadual conhecem como são feitas as previsões do tempo
Palestra mostra que utilização da matemática dá origem as previsões
Ele destacou que esses cálculos geram resultados que servem para informar a população na ajuda de vários trabalhos, como plantio e colheita no campo, construção civil e realização de eventos.
Para ajudar a entender o uso da matemática no cálculo das previsões do tempo no estado, o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMet/Iepa) está promovendo palestras para alunos da rede estadual de Ensino. A atividade faz parte da 14ª Semana da Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontece até o dia 29 deste mês no Amapá.
Nesta quinta-feira, 26, alunos da Escola Estadual Dom Aristides de Piróvano visitaram a Sala de Situação do Iepa, no prédio do Campus da Incubadora de Empresas (CIE). Dentro do tema proposto pela SNCT, os estudantes assistiram a palestra “A matemática das chuvas: como são feitas as previsões do tempo e clima”.
O meteorologista no Iepa, Jefferson Vilhena, explicou como a matemática dá origem às previsões e demonstrou como a meteorologia influencia no cotidiano das pessoas. Ele ilustrou comentando que é comum ouvir sobre a previsão de chuvas, temperatura, épocas de cheias e secas dos rios e das hidroelétricas.
“Nas palestras tentamos passar para os alunos como os cálculos que estão trabalhado por eles no ensino médio e fundamental ajudam no nosso dia a dia com a meteorologia. Mostrando a construção dos gráficos nos quais utilizamos os cálculos da equação matemática e da física como a velocidade, aceleração, tempo e, ainda, medições de parâmetros, análise de dados, observação do ambiente”, explicou o pesquisador.
Ele destacou que esses cálculos geram resultados que servem para informar a população na ajuda de vários trabalhos, como plantio e colheita no campo, construção civil e realização de eventos. “A vida das pessoas depende das condições de tempo e clima que irão ocorrer”.
Na palestra, foi apontado que a análise começa com a coleta dos parâmetros, em forma numérica, estes números iniciais são inseridos como dados de entrada para formulações matemáticas, que irão resultar em parâmetros futuros, mostrando qual o tempo aproximado que irá se mostrar. A meteorologia vem evoluindo a cada dia para minimizar margens de erro e tornar a previsão do tempo cada vez mais precisa.
O aluno Escola Estadual Dom Aristides, Caio Mesquita, ficou impressionado com a demonstração feita pelo pesquisador. “Com as imagens podemos realmente ver como eles calculam essa temperatura e os níveis e os horários das marés”, afirmou o aluno.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!