Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estudantes conhecem laboratório de Entomologia Médica do Iepa

Atividade extraclasse faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por Redação
26/10/2017 14h47

Alunos aprenderam a importância da matemática para os cálculos dos percentuais de dosagens específicas para borrifação, para calcular as dimensões das áreas estudadas, mapear colônias, produzir gráficos e tempos das análises dos insetos.

Dando continuidade às atividades da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com o tema “A matemática está em tudo”, nesta quinta-feira, 26, alunos das Escolas Estaduais Maria Jacinta de Carvalho e Dom Aristides de Piróvano visitaram o Laboratório de Entomologia Médica do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), localizado no campus da Fazendinha, zona sul de Macapá.  

Na ocasião, eles conheceram os locais onde são realizados os experimentos em insetos. Espaços utilizados pelos pesquisadores para analisarem as espécies sob todos os seus aspectos, como suas relações com o homem, com as plantas e com o meio ambiente.  Eles ainda assistiram a palestra, sobre o uso da matemática no estudo da resistência aos inseticidas e o uso da matemática na gestão pesqueira.

A aluna da Escola Estadual Dom Aristides, Késsia Cruz, 13 anos, achou o assunto muito interessante. “A matemática é usada em tudo mesmo, não vivemos sem ela. Consegui comprovar isso aqui no estudo dos insetos e peixes”, disse a estudante.    

O palestrante e pesquisador Allan Kardec, em sua explicação, falou da importância da matemática para os cálculos dos percentuais de dosagens específicas para borrifação, para calcular as dimensões das áreas estudadas, mapear colônias, produzir gráficos e tempos das análises dos insetos. Todos os resultados são gerados relatórios que servem para o controle dos mosquitos, estes são encaminhados para o Ministério da Saúde.   

Ela falou um pouco da entomologia Médica que estuda os artrópodes responsáveis pela transmissão e dispersão de várias doenças ao homem, como febre amarela, malária, dengue, doença de Chagas, leishmaniose e outras, proporcionando subsídios essenciais de grande valia para as classes médica e científica. Uma das linhas de pesquisa do laboratório é a avaliação de produtos e equipamentos para controle vetorial e também o monitoramento de resistência dos mosquitos.

Outra palestra foi a respeito do uso da matemática na gestão pesqueira, ministrada pelo pesquisador do Iepa Luis Maurício da Silva. Que defende a utilização da matemática para produção da estatística dos números de peixes – identificação das espécies, para medir o peso e o tamanho dos peixes. “Em posse do peso e do comprimento fazemos uma equação para saber como a espécie cresce e sua propagação, por exemplo”, frisou.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!