Secretários de Estado iniciam debates no 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal
Governador em exercício, Papaléo Paes, está em Rio Branco para representar o Amapá no encontro.
Gilberto Ubaiara, secretário de Comunicação do Amapá, participa da Câmara de Comunicação da Amazônia Legal
Secretários de Estado das nove unidades federativas, que compõem a Amazônia Legal, iniciaram nesta quinta-feira, 26, os debates que antecedem ao encontro dos governadores, marcado para esta sexta-feira, 27.
O evento, que chega à sua 16ª edição, é realizado pela primeira vez no Estado do Acre. O governador em exercício, Papaléo Paes, e o secretário de Estado da Comunicação, Gilberto Ubaiara, representam o Amapá no encontro.
As câmaras temáticas sobre Meio Ambiente, Comunicação, Segurança Pública, Turismo e Consórcio de Estados, ocorrem durante todo o dia no Resort Hotel Amazônia Rio, na capital acreana, Rio Branco.
Paralelamente ao Fórum de Governadores da Amazônia Legal, na sexta-feira, vai ocorrer o Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma Emergência Nacional. Por isso, a Câmara de Segurança Pública recebe secretários de quase todos os estados brasileiros.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, já confirmou presença, segundo a assessoria de comunicação do Governo do Acre. Ela vai participar dos debates sobre as fragilidades nas fronteiras frente ao avanço do narcotráfico. Ainda sobre esse tema, o governador do Acre, Tião Viana, convidou autoridades de países fronteiriços como Peru, Bolívia e Colômbia, para participarem das discussões.
O secretário Gilberto Ubaiara participa da Câmara de Comunicação da Amazônia Legal, que tem contribuído significativamente com o Fórum, com discussões importantes, como o fortalecimento do turismo na região e implementação de novas políticas de comunicação nos Estados da Amazônia Legal, por meio da aquisição de produtos e serviços, e gestão dos recursos voltados à comunicação.
“Aqui, no Acre, estamos consolidando uma ferramenta importante que surgiu do Fórum, que é um portal onde vamos apresentar o que os estados vêm fazendo de políticas públicas nas áreas social, ambiental e em outros setores; para que o portal seja um instrumento de consulta de pesquisadores, jornalistas, de formuladores da questão ambiental, nacional e internacionalmente”, explicou o secretário de Comunicação do Amapá.
Outro ponto de destaque do 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal é o funcionamento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável, mecanismo que foi concebido durante a 13ª edição do evento em Macapá, no Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!