Alunos da Ueap participam pela primeira vez de congresso no Peru
Evento de ciências florestais recebe pela primeira vez estudantes brasileiros.
Anthoinny, professora Alana Soares, Renan e Adélia comemoram a participação no evento internacional
Adélia Alexandra, Anthoinny Vittória e Renan Mendes, estudantes de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), embarcam para a cidade de Lima, no Peru, para o Congresso Latino-Americano de Estudantes de Ciências Florestais. Pela primeira vez o congresso selecionou trabalhos de estudantes brasileiros, que serão apresentados entre 30 de outubro e 05 de novembro na Universidad Nacional Agraria La Molina (UNALM), em Lima.
“Estamos fazendo este trabalho com extratos botânicos para testar a eficácia em doenças de plantas”, explicou a docente Alana Carine Sobrinho Soares.
Organizado pela Associação Latino-Americana de Estudantes de Ciências (ALECIF) e Faculdade de Ciências Florestais da UNALM, o congresso visa integrar os alunos das várias instituições de países latino-americanos dedicados a capacitar profissionais no campo da silvicultura e ciências relacionadas.
O objetivo é compartilhar experiências, pesquisas, análise de problemas comuns em todos os países da América Latina e consolidar uma estrutura acadêmica responsável que enriquecerá o participante, bem como o setor florestal. No evento, serão realizadas apresentações de estudantes de mestrado, feira de empresários, oficinas práticas e visitas técnicas ao interior do país, estimulando a troca de conhecimento entre os diferentes países participantes.
A acadêmica Anthoinny Vittória, do 3º semestre de Engenharia Florestal, está orgulhosa por ser uma das primeiras brasileiras a participar do congresso. “Esse evento ocorre há 21 anos e este é o primeiro em que o Brasil participa”, comemorou.
Abaixo, você confere com maiores detalhes os estudos enviados pelos estudantes da Ueap que serão apresentados no Congresso Latino Americano de Estudantes de Ciências Florestais.
“Avaliação in vitro de produtos alternativos no controle do fungo do gênero Cylindrocladium sp. em mudas de eucalipto”, desenvolvida pela acadêmica Anthoinny Vittória dos Santos Silva, em parceria estabelecida entre Amapá Florestal Celulose (Amcel) e Ueap, sob orientação da professora Alana Carine Sobrinho Soares do Colegiado de Engenharia Florestal. A pesquisa objetivou testar produtos alternativos ao químico para controle de Fitopatógenos (doenças em platas) em plantios de eucalipto. Na busca de uma agricultura mais saudável, que não degrade o meio ambiente e os seres humanos, a pesquisa por defensivos naturais tem se intensificado, em virtude da utilização contínua e desordenada de agrotóxicos;
“Distribuição espacial da espécie Spondias Mombinl (taperebá) em uma floresta de várzea as margens do Rio Matapi, no município de Santana-AP, da acadêmica Adélia Alexandra dos Santos, que objetivou avaliar a caracterização e distribuição espacial do taperebá, demonstrando seu comportamento em uma floresta de várzea localizado no estado do Amapá, sob a orientação dos professores Mariana Martins Medeiros e Diego Armando Silva da Silva;
Arranjo espacial da espécie Euterpe oleraceae Mart. (Açaí) no município de Santana-AP, que objetivou avaliar a ocorrência da espécie Euterpe oleraceae Mart. em uma área de várzea utilizando índice de Morisita (avaliação de distribuição das espécies). O estudo poderá subsidiar metodologia para redução do trabalho e maximizar a coleta, produção e qualidade dos produtos florestais não madeireiros. A pesquisa foi desenvolvida pelo acadêmico Renan Mendes Santos, sob a orientação dos professores Robson Borges de Lima e Diego Armando Silva da Silva.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!