Agricultores da Perimetral Norte apresentam demandas durante conferência territorial
essa discussão é necessária para o fortalecimento estrutural da extensão rural, através das discussões envolvendo projetos e políticas públicas para a agricultu
Novas propostas buscando a melhoria da extensão rural no Amapá foram discutidas hoje, 29, durante a 2ª Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Essa fase das discussões envolvem as comunidades do território centro-oeste do Amapá. O evento aconteceu na escola Família Agrícola da Perimetral Norte, no município de Pedra Branca do Amapari.
O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), José Maria Damasso, participam do evento representando o Governo do Estado do Amapá.
Para Dantas, essa discussão é necessária para o fortalecimento estrutural da extensão rural, através das discussões envolvendo projetos e políticas públicas para a agricultura familiar. “É importante a participação do agricultor para que eles possam nos informar sobre as necessidades que precisam ser supridas e no que o poder público pode melhorar para melhorar esse serviço”, explicou.
Entre as propostas apresentadas, os participantes sugeriram a criação de um sistema unificado contendo um banco de dados de produção, fortalecimento dos conselhos de Desenvolvimento Rural e financiamento diferenciado para a extensão rural na Amazônia.
A agricultora Ana Deusa, da comunidade de Munguba (município de Porto Grande), foi uma das que participaram da conferência. "É uma oportunidade para mostrarmos a realidade das nossas comunidades, além de lutarmos por melhorias”, ressaltou. Deusa também destacou a importância do trabalho de assistência do Rurap para auxiliar os agricultores com novas técnicas e mecanização da produção.
A próxima e última conferência territorial será a do território dos Lagos envolvendo os municípios de Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho. O evento está marcado para acontecer nos dias 11 e 12, no município de Tartarugalzinho. O delegado do MDA no Amapá, Roni Mayer, disse que após essa fase, as propostas apresentadas vão ser documentadas para a Conferência Estadual.
A conferência
Organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), as conferências territoriais são etapas preparatórias para a 2ª Conferência Estadual, prevista para ocorrer até o dia 15 de abril.
Os participantes discutem os assuntos divididos em três eixos temáticos: Sistema Nacional de Ater – Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social; Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar; formação e construção de conhecimentos na Ater. Ao término, apresentarão cinco propostas que serão levadas ao plenário para aprovação e posteriormente para a Conferência Estadual.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!