Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

GEA e OAB levam noções de direitos humanos e cidadania às salas de aula

Projeto “OAB vai à escola” busca conscientizar os estudantes sobre a importância dos direitos e deveres na sociedade

Por Redação
30/10/2017 12h51

Para a secretária de Educação, Goreth Sousa, a parceria com a OAB fortalece a política de paz nas escolas e prepara crianças e jovens para um futuro melhor.

Com objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), firmou parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil no Amapá (OAB/AP), para executar o projeto “OAB vai à escola”. A iniciativa foi lançada nesta segunda-feira, 30, no auditório da OAB, Centro da capital, aos gestores escolares de Macapá. No dia 31 de outubro, o projeto será apresentado para os gestores e coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas de Santana, no mesmo horário e local.

O "OAB vai à escola" é um projeto que tem como objetivo conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância de seus direitos e deveres. Eles aprenderão noções básicas de direito e cidadania, o funcionamento dos três poderes, em especial o Judiciário, simulações de mesas, como de conciliação, júri e audiências, integram o projeto. Além dos direitos, os alunos também serão orientados, por advogados voluntários, sobre os seus deveres a fim de reivindicar e também obedecer a ordem que normatiza o bom convívio social na sociedade.

O aluno Iago Miranda, de 17 anos, acredita que o projeto vai proporcionar mais conhecimento e melhorar o ambiente social da Escola do Novo Saber Colégio Amapaense, onde estuda. “Acho importante iniciativas como essa. Nós, jovens, precisamos entender mais sobre o nosso papel na sociedade e aprender sobre os direitos e deveres nos tornará cidadãos melhores”, disse.

O projeto "OAB vai à escola" está inserido no Programa Educação para a Paz que o Governo do Estado está desenvolvendo na rede estadual de ensino. Para a secretária de Estado de Educação, Goreth Sousa, a parceria com a OAB fortalece a política de paz nas escolas e prepara crianças e jovens para um futuro melhor. “É preciso que os estudantes estejam cada vez mais preparados para o exercício da sua cidadania discutindo noções relativas aos direitos humanos e a cidadania, exercitando a tolerância e o respeito ao próximo”, afirmou.

Na oportunidade, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Amapá, Paulo Henrique Campelo, frisou a importância da união e parceria de outros segmentos para fortalecer as políticas públicas voltadas para uma sociedade mais justa e organizada, atendendo assim, os principais anseios da população.

Neste ano, a ação será direcionada às escolas estaduais de Macapá e Santana que aderirem ao projeto, envolvendo a participação da comunidade escolar alcançando gestores, professores, alunos e responsáveis, porém com expansão gradativa às escolas dos demais municípios do Estado. A expectativa é que projeto inicie em novembro e siga até o final do ano letivo conforme calendário escolar de cada unidade.

Também participaram da solenidade, a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Dina Melo; o comandante do Policiamento Escolar do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente Silvio Santos; a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente do Amapá (Fcria), Natália Façanha, e a coordenadora do programa "OAB vai à escola", no Amapá, Roseane Barbosa.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!