Caminhada Binacional do Outubro Rosa reúne mulheres em Oiapoque
O evento foi realizado pelo governo do Estado e também homenageia a bombeira militar Ludiane Alves, acometida de câncer de mama
Dezenas de pessoas participaram da caminhada
Para comemorar o mês do Outubro Rosa e homenagear a bombeira militar Ludiane Alves, acometida de câncer de mama, o governo do Estado, por meio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) de Oiapoque, em parceria com a prefeitura municipal, realizou no último sábado, 28, a Caminhada Binacional, que este ano ultrapassou para o território francês.
Dezenas de pessoas foram às ruas com faixas e cartazes pedindo prevenção ao câncer de mama. Uma das participantes Leila Viana, que vestia uma camiseta referente à ação, falou da importância do ato. “A caminhada é sinônimo de união, amor, paz e prevenção. Hoje estamos representando todas as pessoas que sofrem, que já tiveram câncer ou já superaram a doença” disse ela.
Ação Outubro Rosa
Técnicas da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) também participaram da Ação Outubro Rosa, em parceria com a prefeitura do município, auxiliando nos atendimentos com psicólogos. Durante a ação foram realizados atendimentos médicos, testes rápidos e maquiagem, além de 200 ultrassons da mama.
A unidade móvel de atendimento à mulher, o “Ônibus Lilás”, estacionou no bairro Infraero e área militar com o objetivo de debater os direitos femininos e combater a violência doméstica, através de atendimento com psicólogo e médico clínico geral.
O ônibus é equipado com salas fechadas para garantir privacidade e com modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra a mulher.
As Unidades Móveis fazem parte do programa “Mulher: Viver sem Violência” e são especialmente adaptadas para levar os serviços especializados da SEPM às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!