Saúde em Laranjal do Jari contabiliza avanços com investimentos em 2017
Melhorias incluem aquisição de equipamentos, instalação de ouvidoria e sala especial para mulher vítima de violência doméstica.
O município de Laranjal do Jari tem mais de 45 mil habitantes, e toda essa demanda é atualmente atendida no Hospital Estadual de Laranjal do Jari.
Com o compromisso de levar saúde de qualidade para todos os municípios, o Governo do Estado do Amapá (GEA) investe no fortalecimento do setor em Laranjal do Jari. Em 2017, o Hospital Estadual do município recebeu diversos equipamentos para a estruturação de ambientes como centro cirúrgico, salas de estabilização e de recuperação anestésica, além de um espaço destinado aos cuidados especiais na ala da clínica médica e uma sala de acolhimento para classificação de risco.
Outros investimentos feitos na unidade incluem a instalação da Ouvidoria - canal de comunicação entre o cidadão e a gestão, através da qual é possível fazer denúncias, reclamações, tirar dúvidas, pedir informações sobre consultas e exames, além de elogios e sugestões para a melhoria e eficiência do serviço - e implantação da primeira sala do estado especializada no atendimento às mulheres vítimas de violência.
A unidade também passou a oferecer, gratuitamente, o serviço de brinquedoteca e biblioteca para os filhos das vítimas que ficam ociosos durante os atendimentos e, também, às crianças internadas na casa de saúde.
No hospital ainda existe um projeto de planejamento familiar que inclui a realização de laqueaduras, vasectomias e colocação de DIU.
Unidade de Pronto Atendimento
Com 77% de conclusão da obra, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Laranjal do Jari deverá ser concluída em janeiro de 2018. Essa é a terceira Unidade de Pronto Atendimento a ser entregue pelo governo do Estado e será administrada em coparticipação com Organizações Sociais em Saúde (OSS).
Orçada em R$ 3.896.158, a UPA de Laranjal do Jari está localizada na entrada da cidade, o que beneficiará as comunidades adjacentes com atendimento de urgência e emergência 24h, serviço intermediário entre a atenção básica e as unidades hospitalares de urgência e emergência, realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos, distribuição de medicamentos e contará com uma equipe de médicos especializados em pediatria e clínica geral, equipe de enfermagem e demais profissionais de saúde.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!