Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo alinha mais uma etapa da produção de sacolas ecológicas

São três oficinas e um curso voltados para mulheres de grupos econômicos solidários.

Por João Clésio
31/10/2017 20h38

Na reunião com técnicos da Secretaria do Trabalho, grupos econômicos solidários conheceram a segunda etapa do projeto Ecoart

O projeto de reaproveitamento de banners, lonas e tecidos para a produção de sacolas ecológicas, denominado de Ecoart, entra numa nova etapa. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), fechou parceria como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a realização de três oficinas e um curso. O público-alvo são mulheres de grupos econômicos solidários de Macapá e Santana.

As oficinas serão ministradas por técnicos do Sebrae, nos dias 13, 14 e 16 de novembro, das 14h às 18h, e têm como temas: Sei Unir Forças para Melhorar, Sei Formar Preço e Sei Planejar. Já o curso, também no mesmo horário e no Sebrae, será ministrado de 22 a 24 de novembro com o tema: Juntos Somos Fortes. São 39 mulheres e um homem inscritos.

O assunto foi apresentado aos grupos econômicos solidários durante uma reunião ocorrida nesta terça-feira, 31, no prédio da Secretaria do Trabalho. A maioria das mulheres já havia participado da primeira etapa do projeto Ecoart, em 2016.

Maria de Lourdes se orgulha ao dizer que 30 sacolas produzidas por ela foram vendidas para um turista do Suriname. Moradora do bairro São Lázaro, na Zona Norte de Macapá, ela encara a qualificação como mais uma oportunidade de assimilar conhecimento. “Sou costureira, mas trabalho com a confecção de uma variedade de peças. É sempre bom ter acesso a novas oficinas e cursos”, afirmou.

Francivalda das Neves Cardoso é da comunidade do Corre Água, área rural de Macapá. O trabalho de confecção de peças artesanais com a reutilização de jeans, lonas etc, além de ser uma terapia, ajuda na renda familiar. “Estou desde o início do Ecoart. Vim de longe para conhecer melhor essa segunda etapa e quero participar do treinamento”, acrescentou.

O projeto Ecoart também despertou interesse de moradores do município de Tartarugalzinho. A vereadora Maria Raimunda Cardoso Balieiro esteve presente no encontro e ficou encantada com a produção das sacolas. “Quero levar o treinamento para as mulheres de Tartarugalzinho”, disse.

A primeira etapa do projeto Sacolas Ecológicas ocorreu no primeiro semestre de 2016, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As mulheres participantes realizaram um desfile com as sacolas e bolsas confeccionadas. Os produtos foram vendidos nas feiras solidárias e em outros eventos.

O projeto Ecoart Sacolas Ecológicas foi desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, através do Núcleo de Associativismo e de Economia Solidária. A base do projeto foi extraída de uma pós-graduação da servidora da Sete, Ângela Maria Guedes da Silva.

A finalidade, agora, com o ciclo de capacitação é aperfeiçoar ainda mais o projeto e a confecção das sacolas ecológicas para que possam atrair a atenção dos consumidores e principalmente do empresariado local. “É uma nova fase que engloba ajustes no projeto para que as mulheres de grupos econômicos solidários possam agregar mais valor aos seus produtos e o Sebrae tem esse know-how para o suporte necessário”, finalizou Luciana Araújo, secretária em exercício da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!