Governo e mineradora discutem expansão na exploração de ouro no Amapá
O objetivo do encontro foi apresentar o plano de expansão e o programa de responsabilidade social da mineradora no Estado
Representantes mineradora apresentaram o plano de expansão aos integrantes da Agência Amapá
O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Eliezir Viterbino, e equipe técnica recepcionaram na tarde desta-quarta-feira, 1º, a equipe administrativa da mineradora Beadell, que explora o ouro da mina Tucano, em Pedra Branca do Amapari. O objetivo do encontro foi apresentar o plano de expansão e esclarecer a forma de trabalho da mineradora e o cumprimento de suas obrigações com o Estado do Amapá e a comunidade.
De acordo o estudo apresentado, a mineradora esclareceu que tem utilizado seu fundo de desenvolvimento social com a participação da comunidade que significa, hoje, 1% da receita bruta. Além disso, a equipe também apresentou a planilha da folha de pagamento da empresa, demonstrando a participação direta nos empregos locais.
Segundo o gerente de controladoria da mineradora, André Silva, 89% dos empregos de um total de 710 funcionários são do Amapá, além de 82% de um total de 470 postos de trabalhos terceirizados, que também são do estado.
A Beadell também tem atuado na valorização dos jovens com o programa Jovem Aprendiz. Em setembro, uma turma de 12 alunos foi formada e 89% dela foi contratada. Uma nova turma com 33 alunos já está em andamento. “Nós temos acompanhado como o governo atua para desenvolver o estado e como tem recepcionado as empresas, então, nos sentimos à vontade para vir esclarecer como a Beadell trabalha e, também, apresentar como estamos cumprindo com nossa função social dentro do Estado do Amapá”, explicou Silva.
Além da apresentação, a equipe também manteve negociações para apresentar uma proposta de incentivos, visando facilitar a expansão de seu empreendimento no Amapá com o incremento na geração de emprego e renda, que será avaliado pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado.
Para o diretor-presidente da Agência Amapá, Eliezir Viterbino, a aproximação da mineradora mostra o quanto o governo do Estado tem atuado para garantir ferramentas de desenvolvimento para a economia local.
“O governo do Estado está atento a tudo o que possa trazer o desenvolvimento e o diálogo com as empresas e, especialmente, com a Beadell, que é uma grande mineradora, não tem ficado de fora. A Agência Amapá tem cumprido o seu papel de cobrar das empresas atuação junto à comunidade e é isso que a mineradora está nos trazendo, uma resposta ao que temos fiscalizado. Assim como a Beadell, todas as outras empresas têm livre acesso à Agência Amapá, para que juntos possamos buscar soluções para as empresas e também, para desenvolver o Amapá”, destacou Viterbino.
Participaram do encontro os representantes da Beadell, o diretor de Licitações, Ricardo Medeiros, o gerente de Controladoria, Andre Silva, o diretor comercial, Elvis de Paula, o gerente de Suprimentos Jarrier Jaques, o diretor de Atração de Investimentos da Agência Amapá, José Molinos, o vice-presidente da Agência, Joselito Abrantes, e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Eliezir Viterbino.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!