Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hemoap precisa de sangue O- e B+

Para doar, a pessoa precisa estar repousada, alimentada e bem de saúde, ter mais de 50 quilos, e ter idade entre 16 a 69 anos

Por Redação
07/11/2017 10h41

Os menores de 18 anos precisam ter autorização dos pais ou responsáveis.

Para normalizar o estoque de sangue o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) precisa com urgência de sangue O- e B+. Interessados em doar devem comparecer das 7h30 às 12h no Hemoap, localizado na Rua Jovino Dinoá esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, em Macapá.

Todas as pessoas saudáveis entre 16 e 69 anos de idade e que pesem mais de 50 quilos podem doar sangue. Os menores de 18 anos precisam ter autorização dos pais ou responsáveis.

Segundo o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro, a alta demanda de atendimento de urgência dos hospitais do Amapá ocasionou uma baixa no estoque de O-. "Por ser o doador universal, o tipo O- é bastante utilizado em emergências, até que saia o resultado do tipo sanguíneo da pessoa em atendimento e também é o que substitui um tipo mais raro, caso a agência transfusional não disponha daquele tipo sanguíneo de imediato”, explicou.

O Hemoap atende à demanda de todo o Estado, é responsável por captar o sangue e distribuir tanto para os hospitais público quanto para os privados. A média de doação/dia é de 70 pessoas, uma única pessoa pode ajudar a salvar até quatro vidas, pois a bolsa de 450ml doada passa por um processo de fracionamento, onde se extrai quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado.

Doação

Todo o sangue doado passa por um processo de segurança da qualidade do material, através de seis tipos de exames: HIV, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas e HTLV.

O doador precisa estar repousado, alimentado e bem de saúde, ter mais de 50 quilos e ter idade entre 16 a 69 anos. A pessoa passa por duas triagens, uma técnica e uma clínica, para verificar a pressão, peso, e algum fator que possa impedir a doação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!