Indígenas terão assistência personalizada na rede hospitalar estadual
Acolhimento de internação contará com interprete, leitos com escápula de rede e pinturas religiosas.
Unidade de Pedra Branca e Oiapoque já fazem o atendimento
O reconhecimento e respeito aos povos tradicionais fez com que o governo do Estado idealizasse uma assistência de saúde personalizada aos indígenas que buscam atendimento na rede hospitalar especializado, especialmente àquelas que estão localizadas em municípios de referência para as aldeias, como a Unidade Mista de Pedra Branca e o Hospital Estadual de Oiapoque.
Essas duas unidades já fazem parte do atendimento de forma personalizada, por receberem a maior demanda de usuários indígenas. O serviço vai ser regulamento pelo Núcleo Estadual de Saúde Indígena (NESI), que estenderá a assistência às demais unidades, inclusive as da capital.
O atendimento terá acolhimento de internação com intérpretes, leitos com escápulas de rede, devido os costumes e hábitos indígenas, e pinturas religiosas. Segundo o coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas, Marcio Martins, a regularização do serviço também possibilita promover ações mais específicas.
"Com o atendimento regularizado, além da valorização dos povos tradicionais, isso permite que o Estado identifique as doenças que mais atingem essa parte da população. Assim poderemos desenvolver ações específicas e mais eficazes, principalmente quanto à prevenção", frisou.
O coordenador destacou ainda que como parte da assistência personalizada, profissionais que atuam em unidades da capital estão passando por treinamentos que os adequarão ao atendimento.
Com a instituição do NESI, o Amapá passará a receber repasse do Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (ISEPI), que teve os critérios redefinidos pelo Ministério Saúde, no âmbito do Sistema Único.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!