Servidores da Secretaria do Trabalho são orientados sobre o câncer de próstata
Dúvidas sobre sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento foram tiradas por homens e mulheres durante palestra.
Servidores aproveitaram para tirar dúvidas e conhecer mais sobre a doença e os meios de prevenção
Como parte da programação do Novembro Azul, os servidores da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) participaram nesta quarta-feira, 08, de uma palestra educativa sobre o câncer de próstata. As informações foram repassadas pelo médico oncologista clínico, Gabriel Clemente de Brito Pereira.
A palestra foi uma iniciativa da Comissão do Bem-Estar da Sete. Os servidores tiveram a oportunidade de tirar as principais dúvidas a respeito dos sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento.
De acordo com o oncologista Gabriel Clemente, o diagnóstico tardio de alterações na próstata é uma barreira ainda presente entre os homens. “Uma boa parcela resiste em não realizar os exames. Quando procuram o médico, a situação já está bem avançada. O câncer de próstata tem cura, basta as pessoas terem consciência de que a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais à saúde e qualidade de vida”, advertiu.
O servidor Raimundo Tavares ficou atento às orientações e fez um alerta. “O homem também tem que adquirir o hábito de cuidar da saúde. Ir ao médico com uma certa frequência deve ser encarado com um dever de todos”, orientou.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um homem morre a cada 38 minutos por câncer de próstata no Brasil. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são compressão uretral, podem surgir sintomas obstrutivos (dificuldade para urinar, jato de urina fraco, dor ao urinar e necessidade de urinar com frequência).
Os fatores de risco de contrair a doença são excesso de peso, obesidade; dieta desregrada e rica em gordura animal, ingestão regular de álcool, tabagismo, histórico familiar, aumento da idade etc.
A secretária do Trabalho e Empreendedorismo em exercício, Luciana Araújo, destacou a importância deste tipo de ação. “Mesmo com o corre-corre do dia a dia, nós, mulheres, tiramos um tempo para ir ao médico. É preciso que os homens também passem a ter esse zelo com a saúde. Um exame preventivo pode evitar uma série de consequências futuras”, finalizou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!