Caesa debate melhorias do fornecimento de água em Santana
Agenda é resultado dos diálogos realizados entre a comunidade e o governador Waldez Góes.
Diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, explicou às lideranças comunitárias o que a companhia tem feito na cidade
As demandas de fornecimento de água e funcionamento da rede de esgoto no município de Santana, distante 17 quilômetros de Macapá, foram debatidas nesta quarta-feira, 8, em uma reunião realizada entre as lideranças da cidade com a equipe técnica da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).
Na reunião, participaram representantes de 14 associações de bairros. Melhoria no fornecimento de água, revitalização dos sistemas e combate ao desperdício foram alguns dos pontos levantados pelas lideranças.
De acordo com o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, este alinhamento é resultado do diálogo dos moradores com o governador Waldez Góes, que reuniu com os representantes de bairros e da Prefeitura de Santana em outubro.
“Hoje estamos dando continuidade a esta agenda de governo, discutindo as ações mais específicas da companhia e prestar os esclarecimentos à comunidade sobre como vamos atuar para resolver cada demanda recebida”, explicou Amanajás.
A representante do bairro Vila Amazonas, Sandra Lima, solicitou uma melhoria no fornecimento de água para a região. “O fornecimento de água no bairro falha em alguns momentos, e para nós não deixa de ser um transtorno, a gente pede que a Caesa tome a providência certa para melhorar a situação”, declarou.
Em resposta ao pedido, a equipe técnica da Caesa fará a instalação de um filtro decantador ao sistema isolado e também fará a revitalização do espaço. “Já vamos providenciar a instalação imediata do filtro ao sistema nos próximos 30 dias. Também vamos abrir o processo para fazer a recuperação do sistema, pois a atual estrutura precisa passar por intervenções”, frisou o diretor-presidente.
A equipe técnica da Caesa também informou à comunidade sobre o projeto para ampliação no fornecimento de água na Baixada do Ambrósio e também sobre o planejamento que consiste em melhorar o fornecimento nos bairros Central e Nova Brasília.
“O projeto do Ambrósio já foi aprovado pelo governador e será realocado o recurso para iniciar a obra, que está orçada em R$ 3 milhões. Nossa previsão é iniciar esse trabalho ainda em 2017”, explicou Amanajás.
O representante da comunidade do Ambrósio, Benedito Barreto, destacou a ação da Caesa realizada no primeiro semestre para garantir que chegasse água no bairro, a partir da manobra na distribuição, que agora é feita pelo sistema do bairro Paraíso. “Hoje conseguimos ter água, antes nem isso tinha. A gente está nessa expectativa para que esse projeto aconteça, pois vai melhorar ainda mais a nossa vida”, esperançou-se.
Quanto à melhoria do Centro e Nova Brasília, a equipe da Caesa fará uma avaliação técnica em uma área conhecida como Bacabal e fazer um estudo quanto à possibilidade de reativação de poços localizados na região para melhorar o serviço.
Além de Santana e Macapá, a Caesa também está realizando a agenda de diálogo nos demais municípios, através das tratativas com as prefeituras e com as visitas monitoradas aos sistemas e demais estruturas da companhia no interior. Estas demandas serão resolvidas através das parcerias com o município, ações de administração direta com o apoio do governo do Estado e também via governo federal, através das articulações conjuntas com as prefeituras.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!