Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Final da I Gincana Ecológica acontece neste sábado em Laranjal do Jari

Evento organizado pela Sema iniciou em agosto e buscou conscientizar a comunidade escolar sobre questões ambientais.

Por Redação
10/11/2017 09h24

A I Gincana Ecológica realizada pelo Governo do Amapá com escolas estaduais de Laranjal do Jari e Vitória do Jari chega a sua fase final neste sábado, 11. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e acontece na Escola Mineko Hayashida, em Laranjal do Jari, a partir das 9h.

Além da escola Mineko Hayashida, participam também da competição educativa as escolas estaduais Professora Vanda Maria de Souza Cabête, Profesora Sônia Henriques Barreto, ambas de Laranjal do Jari, e a Escola Estadual Munguba do Jari, do município de Vitória do Jari.

A Gincana Ecológica foi lançada em agosto com objetivo de promover o estudo das questões ambientais e a preservação do equilíbrio ambiental para a qualidade de vida e para a compreensão das relações entre o homem e o meio em que vive.
De acordo com uma das organizadoras da gincana, Rosa Dalva de Oliveira, durante esses meses, professores, alunos e os pais, participaram de várias atividades, entre elas a coleta de resíduos sólidos, confecção de brinquedos usando material reciclável, paisagismo das escolas, produção teatral e outras atividades voltadas para a temática central.
A final terá a realização de outras quatro tarefas definidas pela organização e que valem pontos. A escola vencedora receberá como premiação duas centrais de ar e um data show.

Resultados

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Creão, o meio ambiente e a saúde da população são os maiores beneficiados por esta ação. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a comunidade, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil. “Esperamos que os alunos ampliem seu conhecimento sobre o tema, percebam como a ação humana modifica o meio ambiente e reflitam sobre seu papel na melhoria do espaço onde vivem”, pontuou.

Lixo que vale

Com a intenção de chamar a atenção da população para a causa ambiental, no sábado, o governo fará o lançamento do Projeto Lixo que Vale, que será um novo desafio para quem mora nestes locais. O objetivo é criar um banco ecológico para a troca de resíduos por “dinheiro verde” em parceria com empresas do Vale do Jari.

Cada Dinheiro Verde ($DV) vale R$ 0,50. O morador leva o lixo até a base da Sema, onde será pesado. Se, por exemplo, a pessoa levar 1kg de latinhas - vai receber $DV 2. Em seguida ele poderá usar o dinheiro verde em estabelecimentos comerciais parceiros para comprar mercadorias.

O $DV foi criado a partir do princípio de que o lixo reciclável tem seu valor financeiro, com grande importância para a preservação ambiental, inclusão social e segurança alimentar, visto que o lixo reciclável é rico em matéria-prima extraída da natureza. Seis empreendimentos locais serão postos de coletas para a troca de material reciclável pelo dinheiro verde.

O secretário Marcelo Creão explica que o dinheiro verde representa um valor ecológico relacionado à economia dos recursos naturais. “Queremos incentivar a coleta seletiva não apenas pelo valor comercial do lixo reciclável, mas pelos benefícios que serão adquiridos para a preservação ambiental”, destacou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!