Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Poderes se unem para qualificar servidores e melhor atender ao cidadão

Workshop nos dias 13 e 14 de novembro disseminará a técnica de Constelação Sistêmica para cerca de mil servidores efetivos lotados nos órgãos envolvidos.

Por Redação
10/11/2017 12h58

A primeira dama e deputada estadual Marília Góes é a articuladora da iniciativa no âmbito do Executivo Estadual.

Com o intuito de capacitar os servidores, melhorar o relacionamento interno e qualificar o atendimento à população amapaense nos órgãos dos Poderes Executivo Estadual, Municipal e Judiciário, além do Ministério Público Estadual (MP-AP), as instituições realizam em parceria nos próximos dias 13 (manhã e tarde) e 14 (manhã, tarde e noite) de novembro, no auditório do Museu Sacaca, um workshop para disseminar a técnica de Constelação Sistêmica para seus servidores efetivos.

A constelação é um método alternativo, que pode ser trabalhado tanto no aspecto familiar quanto no âmbito profissional para tratar questões das pessoas e de seus respectivos sistemas, alcançando resultados rápidos e eficazes nos relacionamentos, educação, saúde (quando se trata de doença sistêmica), na compreensão e busca da origem da violência e, especialmente, dos conflitos sociais, seja na família, no trabalho, nos relacionamentos de amizade, e outros. A é baseada na lei do amor, que agrega três princípios: pertencimento, hierarquia e equilíbrio de troca.

Quanto ao serviço público, a técnica possibilita ao servidor, dentre outros benefícios, conseguir gerenciar melhor conflitos e crises no ambiente de trabalho, o que reflete positivamente na prestação de serviço mais humanizada e de melhor qualidade ao cidadão. No âmbito do Executivo Estadual, o público alvo são servidores de instituições que possuem importante trabalho social, como os lotados nas secretarias de Estado da Saúde, Educação, Segurança Pública, Defensoria Pública (Defenap) e no Sistema de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil).

O workshop que ocorrerá na próxima semana deve alcançar cerca de mil servidores entre todos os órgãos envolvidos. Os eventos serão conduzidos pela terapeuta e coordenadora de trabalhos de dinâmicas de grupos e constelações familiares, Marilise Einsfeldt, renomada consteladora do sul do país, de onde a técnica ganha força para o restante do território brasileiro.

Programação

As ministrações serão feitas de forma segmentada por grupos de servidores, da seguinte forma: no dia 13, pela manhã para servidores da Educação, de 7h30 às 11h30. À tarde o workshop iniciará às 14h30, encerrando-se às 18h30 para os servidores do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defenap.

Na terça-feira, 14, inicia-se às 7h30 e prossegue até 11h30 para o público da segurança pública e Super Fácil, no auditório do Museu. No turno da tarde, de 14h às 16h30, será feita uma Prática de Constelação no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), tendo como personagens reeducandos de 18 a 20 anos. Às 17h o evento será retomado no auditório do Museu Sacaca, de 17h às 21h30 para os profissionais da saúde.

Iniciativa

A política de métodos alternativos é adotada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2010, e há alguns meses servidores do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e do MP-AP foram capacitados sobre a técnica, daí surgiu a ideia e percepção da necessidade de formar mais multiplicadores no Amapá, nos demais poderes.

A promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do MP-AP, Silvia Canela, destaca que a constelação não se sobrepõe a outras ferramentas de autocomposição de litígios, mas, quando utilizada em conjunto, potencializa os resultados almejados. “Em razão do êxito alcançado com essa ferramenta, face ao baixo índice de reincidência em processos nos quais fora aplicada, o Brasil inteiro vem utilizando-a em grande escala, não podendo nosso Estado ficar de fora”, considerou a promotora.

A primeira dama e deputada estadual Marília Góes é a articuladora da iniciativa no âmbito do Executivo Estadual. Ela ressalta que é de extrema importância que os servidores participem dos workshops. “Neste primeiro momento, queremos incentivar os servidores públicos a participarem do momento posterior, que é o curso de formação, levando conhecimento sobre o benefício da utilização dessa metodologia no trabalho e na vida pessoal. Nos workshops os participantes conhecerão o método, para que no próximo ano participem do curso e sejam multiplicadores”, disse.

Curso de Formação

Após realizados os workshops e, com eles, sensibilizados os servidores sobre a importância da técnica e de sua aplicação, os órgãos envolvidos ofertarão, no próximo ano, um Curso de Formação em Constelação Sistêmica.

O edital do curso será produzido em conjunto pela Escola de Administração Pública (EAP) e Tjap. Serão 100 vagas distribuídas para servidores efetivos dos órgãos envolvidos. O Curso ocorrerá em 6 módulos de 16 horas/aula cada, com aulas em dois dias da semana (sábado e domingo). A instrutora Marilise ficará à disposição para atendimento um dia específico após cada módulo.

Do Poder Executivo Estadual serão alcançados pelo curso de formação, servidores da Segurança Pública, Saúde, Educação e Defensoria Pública, EAP e Super Fácil, para que estes apliquem e sejam multiplicadores da técnica.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, destaca que, neste novo século, a educação precisa encontrar novos caminhos para responder às necessidades da sociedade atual. “Não adianta focarmos apenas nas competências cognitivas, nas formações acadêmicas de nossos servidores, se na verdade, para que as pessoas tenham resultados na sua vida profissional, elas precisam, ter bons relacionamentos, trabalhar em equipe, ter visão, capacidade analítica e tudo isso vem a partir das competências socioemocionais. Daí a importância de observarmos e investirmos neste sentido”, finalizou. 

 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!