Ação de cidadania atende mais de 50 socioeducandos do Cesein
Emissões de RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde foram ofertadas pelo Super Fácil.
Durante a ação, 21 Carteiras de Identidade foram emitidas aos socioeducandos do Cesein
Uma ação coordenada pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC/Super Fácil) ofertou a socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein) acesso à cidadania. Na manhã desta sexta-feira, 10, técnicos do Super Fácil realizaram, no centro que é gerenciado pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), atendimentos de emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), de 1ª e 2ª via de RG, e segunda via do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Do total de 100 adolescentes custodiados no Cesein, foram atendidos durante a ação 56 socioeducandos que estavam com pendências documentais, e puderam acessar mais de um dos serviços. Na ocasião foram emitidos 21 RGs, 32 cartões do SUS e 10 CPFs.
“Ações como esta visam facilitar a logística que se faz necessária para deslocar um socioeducando até uma unidade de atendimento para que este tenha acesso aos documentos. Além disso, fazer valer os direitos que lhes cabem mesmo em cumprimento de medida”, destacou a diretora de atendimentos do Super Fácil, Marciane Santo.
Ela informou ainda que os adolescentes receberam imediatamente seus CPFs e cartões do SUS. As Carteiras de Identidade serão entregues a eles no prazo de dez dias.
Ainda segundo a diretora, o Super Fácil trabalha para tornar estas ações periódicas no Centro, por pelo menos duas vezes ao ano. Trabalho semelhante já é realizado no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), que é visitado pelas equipes do órgão quatro vezes ao ano.
A gerente-geral do Cesein, Marlene de Azevedo, falou sobre a importância da parceria com o Sistema em benefício dos socioeducandos. “Buscamos realizar um trabalho cada vez mais humanizado, para que haja, de fato, a ressocialização de nossos adolescentes. Todos eles precisam ser vistos e tratados como cidadãos. Com esses documentos eles poderão, ao concluir a medida, ir em busca de emprego, de concluir os estudos e seguir suas vidas de forma mais digna”, enfatizou Marlene.
A gerente ainda pontuou que estão sendo feitas tratativas para que na próxima ação sejam ofertados serviços de emissão de Título de Eleitor e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), alcançando, possivelmente as famílias dos adolescentes, uma vez que, a maioria delas vive em situação de vulnerabilidade e encontra dificuldades para, inclusive, deslocar-se até os órgãos competentes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!