Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

10 mil estudantes da rede estadual participam do 2º dia do Enem no domingo

Serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4 horas e meia de duração.

Por Redação
10/11/2017 17h31

Estudantes da rede pública estadual que vão fazer a prova foram isentos da taxa de inscrição

Cerca de 10 mil estudantes da rede pública estadual participam no domingo, 12, do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4 horas e meia de duração. Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu dividir o Exame em dois dias, sendo que a primeira prova ocorreu no último dia 5 de novembro, onde os candidatos foram testados em Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

Ao todo, 51.405 pessoas se inscreveram para o Enem em 2017 no Amapá. No entanto, no último domingo, apenas 34.544 fizeram a prova, somando 16.861 faltosos.

Dos inscritos no Amapá, a maioria, aproximadamente 19 mil, tem faixa etária entre 21 a 30 anos.

O número de inscritos em 2017 foi inferior de 2016, que totalizou 61.173 participantes no Estado. Para o Ministério da Educação, a queda pode ser consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Os mais de 10 mil alunos da rede pública estadual que vão fazer a prova foram isentos da taxa de inscrição. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em oito municípios no Estado: Macapá, Amapá, Laranjal do Jari, Mazagão, Oiapoque, Porto Grande, Santana e Tartarugalzinho.

Ao todo, 80 escolas, centros, universidades e instituições foram disponibilizados para as provas no Estado. As escolas da rede pública que serão polos para aplicação das provas, serão entregues oficialmente à comissão do Inep no sábado.

Foram aprovados 235 atendimentos especializados no Amapá. A maioria dos casos é de deficiência física, baixa visão e deficiência intelectual. Serão usados 616 recursos de acessibilidade, sendo 6 videoprovas traduzidos em libras.

Preparação

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), ofereceu 4 dias de aulões gratuitos para mais de 4 mil estudantes. A iniciativa, que envolveu 22 professores de diversas disciplinas com a mais alta experiência em Enem da rede estadual de ensino, aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro; e 1º e 8 de novembro. Estudantes tiveram acesso a diferentes conteúdos e revisões, além de palavras de motivação para que realizem as provas com segurança.

Dicas

A atenção deve ser redobrada no Amapá, em relação ao fuso horário de Brasília. No Estado, os portões fecham às 12h (horário local).

Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos.

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.

O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova.

Itens proibidos

Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas.

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, ele deverá ser colocado no porta-objetos.

Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!