Piscicultores de Tartarugalzinho são capacitados pelo governo
Capacitação foi dividida em aulas teóricas e práticas e contou com a participação de 60 produtores locais.
Produtores aprendem o manejo da piscicultura, escolha do local, planejamento da produção, qualidade da água, nutrição e manejo alimentar
O Governo do Amapá, em parceria com a Prefeitura de Municipal de Tartarugalzinho, Associação dos Produtores do Mutum, Cedro, Janari I e II, e Assentamento Bom Jesus, realizou um curso básico de piscicultura para 60 produtores rurais do município. A capacitação teve duração de cinco dias com aulas práticas e teóricas e ocorreu na escola São José, na comunidade do Mutum.
O treinamento ainda teve a participação da brigada de incêndio municipal, que palestrou sobre as precauções com incêndios florestais. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), sede local, também colaborou com o suporte logístico para a realização do curso.
No curso básico em piscicultura os produtores aprendem o manejo da piscicultura, escolha do local, planejamento da produção, qualidade da água, nutrição e manejo alimentar. Após o término do curso, todos os participantes recebem o certificado de participação e conclusão.
Segundo o diretor-presidente da Agência de Pesca do Amapá (Pescap), Clésio Cardoso, o pedido veio através da prefeitura e da associação e deve-se à necessidade de capacitação de produtores em piscicultura, tendo em vista que muita gente do município pretende aderir à criação de peixes. “A atividade vem crescendo muito em vários municípios e em Tartarugalzinho não é diferente. Mas, é claro, nós como Estado, temos que dar suporte a esses produtores”, declarou Cardoso.
De acordo com o produtor João Miranda, 56 anos, que faz parte da Associação de Produtores do Mutum, a iniciativa em realizar o curso é excelente para os produtores locais. “Nós já temos uma certa produção, mas ainda temos muitos problemas durante o processo, e com esse curso, tivemos a oportunidade de solucionar algumas questões e adquirir novos conhecimentos”.
Para o coordenador de assistência técnica e extensão aquícola da Pescap, Edson França, a atividade pode render um bom lucro, mas é necessário receber orientações técnicas para começar e se manter na piscicultura. “Vários são os fatores para crescer no setor, e para isso, é necessário que nossos produtores estejam sempre preparados, e é isso que buscamos quando realizamos esses cursos no interior do Estado”, afirmou.
Este ano Pescap já realizou o curso de piscicultura em Pedra Branca do Amapari, Vitória do Jari e Tartarugalzinho. Mais de 200 produtores foram atendidos nessas localidades.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!