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Políticas públicas para educação inclusiva nas escolas são debatidas em seminário

I Seminário Estadual Inclusivo acontece nos dias 22 e 23 de novembro.

Por Redação
22/11/2017 13h45

De acordo com o Censo Escolar de 2016, o Amapá possui 2.652 alunos matriculados na educação especial.

Durante os dias 22 e 23 de novembro, no Teatro das Bacabeiras, educadores, estudantes e sociedade em geral reúnem-se para tratar sobre a educação especial nas escolas de ensino regular, durante o I Seminário Estadual Inclusivo. O evento, promovido pelo governo do Estado, busca promover a reflexão sobre a importância da inclusão social e da educação especial no ensino público.

Com o tema “Construindo e Reconstruindo Espaços Inclusivos”, o seminário busca fomentar a criação de políticas públicas voltadas para a educação especial com mudanças estruturais, culturais e educacionais da escola comum para que receba todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades educacionais específicas. A inclusão permite que este aluno participe das atividades escolares aprendendo e desenvolvendo suas potencialidades.

Sob responsabilidade da Coordenadoria de Educação Específica e Núcleo de Educação Especial, ambos da Secretaria de Estado de Educação (Seed), o evento visa a criação de um sistema de apoio, oferecendo reais oportunidades de inclusão, tornando a sociedade mais justa e democrática. A secretária de Educação, Goreth Sousa, ressaltou a importância de debater o tema e criar políticas públicas para ampliar a inclusão nas salas de aula.

“É preciso criar ambientes de discussão sobre a inclusão para superar os desafios com capacitação, formação continuada e a construção de espaços adequados, para que as escolas sejam de fato inclusivas. A partir deste seminário, vamos fazer um planejamento para atingirmos as metas dos planos nacional e estadual de educação em 2018”, afirmou.

A rede estadual amapaense conta com políticas de atendimento educacional especializado aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas escolas públicas. Atualmente, o Estado possui quatro centros especializados: Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues; Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual; Centro de Atendimento ao Surdo; e o Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação.

De acordo com o Censo Escolar de 2016, o Amapá possui 2.652 alunos matriculados na educação especial. São aproximadamente 700 professores efetivos que atendem esses alunos nas unidades escolares e centros especializados.

A professora de educação especial Juliannie Viana dos Santos, 39 anos, atua no Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues e aprovou a iniciativa do estado em debater o tema. “O seminário vai servir para trocarmos experiências e colocar todo esse conhecimento em prática. Temos muitos desafios, mas estamos evoluindo especialmente nas práticas pedagógicas”, disse.

A programação do I Seminário Estadual Inclusivo prossegue nesta quinta-feira, 23, de 8h às 18h, com palestras sobre inclusão da pessoa com deficiências intelectual, visual, auditiva, múltiplas deficiências, entre outros assuntos.

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