Estudantes da rede estadual embarcam para Torneio Juvenil de Robótica
Treze estudantes vão participar da competição nacional, que ocorre no Maranhão.
Alunos competirão nas modalidades sumô, cabo de guerra, resgate de alto risco no plano, dança e viagem ao centro da terra
Alunos da rede estadual de ensino embarcam nesta quinta-feira, 23, com destino ao Maranhão, para disputar a etapa nacional no Torneio Juvenil de Robótica (TJR 2017), que se inicia nesta quinta-feira,23, e segue até dia 25. Eles vão competir nas modalidades sumô, cabo de guerra, resgate de alto risco no plano, dança e viagem ao centro da terra. O Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Caah-s) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) é quem coordena os estudantes competidores.
A delegação é composta por 13 jovens e quatro professores que irão representar o Estado do Amapá no TJR. Os alunos compõem sete equipes e são das escolas estaduais José do Patrocínio, Alexandre Vaz Tavares, Esther Virgolino, Antônio Messias, localizadas em Macapá; Francisco Walcy Lobato, São Paulo, Everaldo Vasconcelos, de Santana.
O torneio estabelece que cada equipe apresente um projeto de pesquisa com uma solução inovadora para o tema. É necessário planejar, projetar e construir robôs com peças variadas. O protótipo terá que cumprir missões na mesa da competição. Os times são avaliados pelo desempenho do robô e pelo trabalho em grupo.
O aluno Victo Gabriel Costa, 16 anos, da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, participará da competição na modalidade cabo de guerra. Para ele, a expectativa de trazer um prêmio para o Amapá é grande. “Construímos os robôs e usamos várias técnicas e programações para deixá-lo apto e forte para a competição. Minha equipe está confiante”, comenta.
As modalidades em que os estudantes vão competir seguem as seguintes regras: ‘Sumô’ – dois robôs estarão em uma arena para brigar. ‘Cabo de guerra’ – serão duas plataformas e dois robôs, o vencedor é o robô que puxar com mais força. ‘Resgate de alto risco’ – o robô entra em dois planos e retira o objeto do segundo plano. ‘Dança livre’ – o robô é programado para fazer uma coreografia e ‘Viagem ao centro da terra’ – o robô de resgate detecta o objeto e o retira do ambiente.
Os vencedores seguirão para um concurso internacional que vai acontecer em 2018.
TJR
O TJR é um evento gratuito, de abrangência nacional, que ocorre desde 2009, para difusão da robótica no ambiente escolar da educação básica até a educação superior.
A competição tem vários desafios planejados para o estudo e desenvolvimento da robótica à disposição para aqueles que queiram participar, sendo que a inscrição de uma equipe num desafio não impede as inscrições nos demais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!