Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em ação contra Aedes aegypti servidores da Sete recolhem lixo em vias do bairro do Trem

A ação contou com a participação de técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde e agentes de endemias de Macapá.

Por João Clésio
24/11/2017 12h53

Foram recolhidos copos, garrafas de plásticos e vidro, sacolas e outros objetos potenciais abrigos do mosquito da dengue

Mais de 60 sacos de lixo foram preenchidos com lixo recolhido na ação educativa de combate aos vetores da dengue, chikungunya e zica vírus, ocorrida nesta sexta-feira, 24, no bairro Trem. A mobilização foi uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e se concentrou em nove quadras no entorno do prédio da Sete, na Avenida 1º de Maio.

A ação contou com a participação de técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e agentes de endemias de Macapá. Um dado preocupante e que chamou a atenção foi a grande quantidade de objetos jogados em via pública pela população e que são potenciais abrigos para a proliferação do mosquito da dengue.

Foram recolhidas latas de cerveja e refrigerante, garrafas plásticas e de vidro, sacos plásticos, tampinha de refrigerante, copos, embalagens para marmita, entre outros resíduos.

A mobilização atende a um decreto assinado pelo governo do Estado, que estabelece às sexta-feiras como dia de controle semanal de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti nas áreas internas e externas dos prédios públicos do Executivo. "Mas decidimos ampliar a ação e percorremos 9 quadras do bairro do Trem. A população foi receptiva e entendeu a mensagem educativa de que é preciso deixar os ambientes limpos para que o mosquito não tenha chances de proliferar”, disse Maraína Martins, secretária do Trabalho e Empreendedorismo.

Os agentes de endemias, acompanhados de servidores da Sete, visitaram os imóveis para orientar os proprietários. Nas casas foram entregues panfletos com dicas de como se prevenir da dengue. O perímetro com maior concentração de descartáveis durante a ação foi a Feira Municipal, na Avenida 1º de Maio, esquina com a Rua Hamilton Silva. Boa parte do lixo estava entulhado na entrada do bueiro da rede de águas pluviais.

A intenção da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) a partir de agora é colocar a ação educativa de combate à dengue no calendário anual de atividades da instituição.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!