Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Profissionais da assistência social serão certificados pelo CapacitaSuas neste sábado

Certificação acontece no último dia do curso, que iniciou na terça-feira, 21, e alcança 250 profissionais que atuam com a política socioassistencial.

Por Redação
24/11/2017 17h08

Representantes dos 16 municípios do Amapá participam da capacitação, coordenada pela Sims

Desde a última terça-feira, 21, cerca de 250 profissionais, que atuam na política socioassistencial em todos os municípios do Estado, participam do curso denominado “Provimentos dos Serviços Sociais Assistenciais”, que faz parte do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas). Neste sábado, 25, das 8h às 12h, haverá a última aula, com duração de 40 horas, com a entrega dos certificados aos participantes.

O curso está sendo ministrado por professores e profissionais com, no mínimo, dois anos de experiência na área de assistência social, entre eles, Márcia Lopes, mestra em Serviço Social, professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e ex-ministra do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

O público-alvo são servidores da assistência social, conselheiros (governamentais e da sociedade civil) e gestores das pastas dos 16 municípios do Estado. São realizadas abordagens teóricas e práticas, com oficinas e dinâmicas em grupo para maior interação e fixação do tema.

A coordenação é da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), através da Coordenadoria de Formulação e Gestão da Política de Assistência Social (CFGPAS). A execução, no entanto, está a cargo do Centro Universitário do Sul de Minas – Unis, Instituição de Ensino Superior (IES), que faz parte da Rede Nacional de Capacitação do Suas (Renep/Suas). A empresa foi contratada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) no mês de outubro.

Maria da Conceição Favacho compõe a equipe da CFGPAS/Sims, faz parte da equipe de coordenação e explica que a capacitação é dividida em dois módulos, tratando, dentre outros assuntos, da oferta dos serviços, dos equipamentos sociais, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), serviços de acolhimento institucional e serviços de abordagem de rua. 

“A capacitação visa aprofundar, aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos destes profissionais para a oferta dos serviços socioassistenciais, visando a qualidade dos atendimentos prestados aos usuários da política, proporcionando-lhes a garantia de direitos”, salientou Favacho.

Dentre os participantes está Rosiane Bernal, 46 anos, secretária de Assistência Social do município de Tartarugalzinho. Ela conta que outros seis profissionais do município também participam da qualificação e mostra-se satisfeita.

“Os profissionais que estão ministrando os conteúdos são extremamente competentes. Estamos trocando experiências, dentre outros grandes profissionais, com uma secretária nacional, que tem uma gama de conhecimentos, maravilhosa, e com essa troca de conhecimentos, com os esclarecimentos todos ganham. É um grande estímulo para, de fato, melhorarmos o atendimento ao nosso público-alvo”, considerou Rosiane.

CapacitaSuas

O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), em execução no Brasil desde 2013.

O programa tem o objetivo de garantir oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do Suas para a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, investindo e aprimorando a gestão do Suas nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.

O CapacitaSuas contempla ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, que devem impactar na carreira do trabalhador do sistema, além potencializar e dar visibilidade a novas práticas profissionais. Todas as ações devem oferecer certificados, de forma que contribuam para que o profissional progrida na carreira.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!