Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Voluntários levam música para pacientes da Unacon

Projeto de musicoterapia foi implantado pela equipe de psicologia da unidade.

Por Redação
24/11/2017 21h23

Servidores usam a música para acolher os paciente e tornar o ambiente mais humanizado

São comuns relatos de que a música pode interferir no humor das pessoas, mas o setor de psicologia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCal) resolveu ir além e usar a música para motivar os pacientes que lutam contra o câncer e que fazem tratamento na unidade.

Através das redes sociais a equipe procurou por voluntários dispostos a fazer apresentações musicais durante as sessões de quimioterapia dos pacientes. A psicóloga da Unacon, Juliany Castro, explica que o hospital em conjunto com a quimioterapia – um processo muitas vezes invasivo e no qual alguns pacientes apresentam efeitos colaterais –, tende a deixar o paciente ansioso. A música segundo ela, pode ser um fator que contribui para amenizar e controlar as emoções. “Quando você traz a música para esse paciente você ajuda a diminuir a tensão, a diminuir a dor e a relaxar. Nós usamos a música para acolher esse paciente e tornar o ambiente muito mais humanizado para ele”, afirma Castro.

A advogada Djéssica Gomes conta que um amigo que é músico viu a mensagem e a convidou para também fazer parte do projeto. “Eu sempre cantei nas horas vagas e gosto da ideia de usar a música para confortar e melhorar o psicológico das pessoas. Viemos à Unacon, conversamos com a equipe e iniciamos o projeto, que tem sido engrandecedor para todos nós”, descreveu.

Atualmente 187 pessoas fazem tratamento de quimioterapia na Unacon, onde também são ofertados atendimentos ambulatoriais, cirurgias oncológicas, além de consultas com dentistas, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos.

Os casos de usuários que precisam de tratamentos oncológicos não realizados pelo estado são encaminhados para outros centros de tratamentos, por meio do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD).

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!