Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá desenvolve aplicativo para mapear rota do transporte escolar

Sistema permite fazer o mapeamento da rota do veículo indicando o custo para a realização do destino.

Por Redação
29/11/2017 17h49

Com a utilização do Sisrota, prevê-se uma diminuição de 30% do valor gasto com o transporte dos estudantes

Com o objetivo de criar um processo que facilite o controle dos custos com transporte ofertado a alunos da rede pública estadual, o Centro de Gestão da Tecnologia de Informação do Amapá (Prodap) desenvolveu o aplicativo Sistema de Rotas (Sisrota), por meio de um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Educação do Estado do Amapá (Seed).

O aplicativo, que está em fase de testes, será instalado em celulares smartphones requisitados para uso de equipes de servidores, que participarão de um treinamento. A previsão é que o Sisrota seja disponibilizado, a partir de fevereiro de 2018, para mapear e mensurar o indicador de preços relativos às rotas realizadas por veículos responsáveis pelo transporte dos alunos para as escolas.

Foram desenvolvidos métodos para registrar no aplicativo, tanto no modo on-line quanto off-line, a trajetória dos veículos, terrestres ou fluviais, conforme a realidade de cada local. Serão criados pontos fixos de parada para deixar os estudantes, onde os pais ou responsáveis serão informados para buscarem os estudantes.

O sistema reúne, basicamente, sete funcionalidades diferentes como, por exemplo, captura fotográfica, ponto de localização e estimativa de rota com base em km/h. A partir das funcionalidades, será possível ter um controle por meio de dados estatísticos como, por exemplo, tempo de conclusão de determinado destino, o itinerário, entre outros.

“Dessa forma, poderemos estipular qual o custo para realizar o percurso já executado”, explica o analista de sistemas e desenvolvedor do aplicativo, Paulo de Tarso, que atua na Gerência de Sistemas (Gesist) do Prodap.

Economia

Além de trazer eficiência, o aplicativo permitirá uma otimização dos gastos com transporte escolar.  Atualmente, o Governo do Amapá investe R$ 3 milhões para o serviço. Com a utilização do Sisrota, prevê-se uma diminuição de 30% deste valor. “O sistema servirá para garantir veracidade, tanto para o levantamento de dados, quanto para o equilíbrio econômico, além de regularizar os transportadores para a efetivação dos seus pagamentos”, explicou Dausdeni Cosme Souza dos Santos, gerente de transporte escolar da Seed.

Inovação

Manoel Miranda Junior era coordenador de Atendimento ao Educando da Seed quando o aplicativo começou a ser idealizado. Para ele, o projeto é uma iniciativa inédita da administração pública e surgiu a partir da necessidade de mensurar valores de custos com transportes escolares, o que antes era avaliado com base em estimativas de dados coletados pelos diretores das escolas, mas havia inconsistências.

Ainda de acordo com Manoel, buscou-se, por meio da tecnologia, a criação de um sistema que indique rotas necessárias dos veículos para que os serviços sejam com mais exatidão. 

Sisrota

O sistema foi desenvolvido pelo Governo do Amapá, com o apoio da Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro. “Esse projeto é um trabalho importante para o gerenciamento e redução de custos com transporte escolar da rede pública de ensino, além de contribuir para com as ações de melhorias na educação estadual”, declara Miranda.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!