Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá desenvolve aplicativo para mapear rota do transporte escolar

Sistema permite fazer o mapeamento da rota do veículo indicando o custo para a realização do destino.

Por Redação
29/11/2017 17h49

Com a utilização do Sisrota, prevê-se uma diminuição de 30% do valor gasto com o transporte dos estudantes

Com o objetivo de criar um processo que facilite o controle dos custos com transporte ofertado a alunos da rede pública estadual, o Centro de Gestão da Tecnologia de Informação do Amapá (Prodap) desenvolveu o aplicativo Sistema de Rotas (Sisrota), por meio de um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Educação do Estado do Amapá (Seed).

O aplicativo, que está em fase de testes, será instalado em celulares smartphones requisitados para uso de equipes de servidores, que participarão de um treinamento. A previsão é que o Sisrota seja disponibilizado, a partir de fevereiro de 2018, para mapear e mensurar o indicador de preços relativos às rotas realizadas por veículos responsáveis pelo transporte dos alunos para as escolas.

Foram desenvolvidos métodos para registrar no aplicativo, tanto no modo on-line quanto off-line, a trajetória dos veículos, terrestres ou fluviais, conforme a realidade de cada local. Serão criados pontos fixos de parada para deixar os estudantes, onde os pais ou responsáveis serão informados para buscarem os estudantes.

O sistema reúne, basicamente, sete funcionalidades diferentes como, por exemplo, captura fotográfica, ponto de localização e estimativa de rota com base em km/h. A partir das funcionalidades, será possível ter um controle por meio de dados estatísticos como, por exemplo, tempo de conclusão de determinado destino, o itinerário, entre outros.

“Dessa forma, poderemos estipular qual o custo para realizar o percurso já executado”, explica o analista de sistemas e desenvolvedor do aplicativo, Paulo de Tarso, que atua na Gerência de Sistemas (Gesist) do Prodap.

Economia

Além de trazer eficiência, o aplicativo permitirá uma otimização dos gastos com transporte escolar.  Atualmente, o Governo do Amapá investe R$ 3 milhões para o serviço. Com a utilização do Sisrota, prevê-se uma diminuição de 30% deste valor. “O sistema servirá para garantir veracidade, tanto para o levantamento de dados, quanto para o equilíbrio econômico, além de regularizar os transportadores para a efetivação dos seus pagamentos”, explicou Dausdeni Cosme Souza dos Santos, gerente de transporte escolar da Seed.

Inovação

Manoel Miranda Junior era coordenador de Atendimento ao Educando da Seed quando o aplicativo começou a ser idealizado. Para ele, o projeto é uma iniciativa inédita da administração pública e surgiu a partir da necessidade de mensurar valores de custos com transportes escolares, o que antes era avaliado com base em estimativas de dados coletados pelos diretores das escolas, mas havia inconsistências.

Ainda de acordo com Manoel, buscou-se, por meio da tecnologia, a criação de um sistema que indique rotas necessárias dos veículos para que os serviços sejam com mais exatidão. 

Sisrota

O sistema foi desenvolvido pelo Governo do Amapá, com o apoio da Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro. “Esse projeto é um trabalho importante para o gerenciamento e redução de custos com transporte escolar da rede pública de ensino, além de contribuir para com as ações de melhorias na educação estadual”, declara Miranda.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!