Governo discute estratégias de segurança pública na comunidade do Carvão
Cerca de 100 pessoas participaram da audiência com a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O secretário de Segurança Pública, Ericláudio Alencar, falou da implementação de ações por parte do Governo do Estado
Distante 32 quilômetros de Macapá, a comunidade do Carvão, localizada no município de Mazagão, teve a oportunidade, nesta quarta-feira, 29, de discutir e buscar propostas para os desafios da segurança pública diante do recente aumento da criminalidade. A audiência pública contou com a presença do secretário de Estado da Justiça e Segurança Púbica, Ericláudio Alencar; comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Adilton; além de representantes do Ministério Público Estadual e a comunidade.
No debate foram abordados vários temas, entre eles a dificuldade de controlar e evitar crimes na comunidade, aumento da sensação de insegurança, o frequente registro de crimes contra o comércio local e a possibilidade de aumentar do efetivo policial nas ruas. Os participantes destacaram, também, a importância de manter a Polícia Militar de forma permanente na comunidade, além da implantação de projetos sociais que atendam à criança e ao adolescente.
O objetivo é manter essa faixa etária ocupada para evitar as situações de risco. “A audiência é de extrema importância para nossa comunidade, pois tivemos a chance de discutir sobre como solucionar o aumento da criminalidade, já que a insegurança tem crescido com o aumento de furtos e roubos”, disse o presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Carvão, Raimundo Nonato dos Santos.
Para o aposentado Manoel Pantoja Duarte, a Polícia Militar tem feito um trabalho satisfatório na cidade, embora a criminalidade tenha aumentado. “Acredito que o foco do policiamento precisa estar mais ligado às ações preventivas do que repressivas, que somadas às medidas proativas irão minimizar as ações dos infratores”, disse.
O secretário Ericláudio Alencar destacou a atuação do governo do Estado na área da segurança pública. “O governo está trabalhando na implementação de ações de policiamento específico e intensificando ações de combate à criminalidade em todo o Amapá. Estamos trabalhando no reforço da frota de veículos e no patrulhamento comercial e escolar, tanto em caráter preventivo como repressivo, sobretudo no trabalho de polícia comunitária, que em muito tem contribuído para a segurança pública na capital”, destacou Alencar.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!