Novos gestores de escolas de Macapá e Santana são eleitos pela comunidade escolar
As escolas serão administradas até 2020 por cada grupo gestor eleito.
Eleição definiu diretor, diretor adjunto e secretário escolar para seis escolas estaduais de Macapá e Santana
Professores, funcionários, estudantes e pais de alunos definiram os novos gestores – eleitos por gestão democrática – das escolas estaduais Josefa Jucileide, Santa Maria, Raimunda dos Passos, em Macapá; Barrosos Tostes, Everaldo Vasconcelos, e Rodoval Borges, em Santana. O processo foi coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), com parceria do Tribunal Regional Eleitoral no Amapá (TRE-AP).
Os resultados das eleições realizadas esta semana serão homologados na próxima segunda-feira, 4. Após os prazos para recursos, os conselhos escolares encaminharão o resultado à Seed, que tomará as providências de posse dos eleitos para ainda esse mês. As escolas serão administradas até 2020 por cada grupo gestor eleito, formado por diretor, diretor adjunto e secretário escolar.
Em Macapá, a comunidade escolar da Josefa Jucileide elegeu para diretora Florisbela Barros (65%); Sirlei Ferreira (79%) para diretora adjunta, e Hidiane Anjos (87%) para secretária escolar. Na escola Santa Maria, Carla Cristina (93%) para diretora, e Margareth Alencar (53%) para secretaria escolar.
A escola Raimunda dos Passos não passou por votação direta por haver apenas um candidato inscrito para cada cargo. Foi feita uma assembleia para referendar os inscritos. Abdinel obteve 781votos sim e 189 votos não, para diretor; para o cargo de diretor adjunto, Mesquita somou 528 votos sim e 442 votos não; ao cargo de secretária escolar, Elaine obteve 720 votos sim e 250 votos não. Entretanto, a candidata Elaine renunciou ao cargo.
Em Santana, a escola Rodoval Borges definiu para diretora Iraciara (97,41%), Deusvante (95,56%) para diretora adjunta e Kátia (96,58%) para secretária escolar. Na escola Barroso Tostes, o cargo de diretora é de Elaine Lopes (74,5%), Celiana Costa (74,2%) para diretora adjunta, e Railda Oliveira (74,2%) para secretária escolar. Na escola Everaldo Vasconcelos, foi eleita diretora Marcione Pantoja (39%) e Nildo (91,4%) como secretário escolar.
Gestão democrática
A gestão democrática nas escolas tem orientação na Lei nº 1.503/10 e também está prevista na Lei nº 1.902/2015, que trata sobre o Plano Estadual de Educação. O Amapá possui somente quatro escolas com gestão democrática. Com a eleição deste ano, serão mais seis unidades com esse modelo de gestão. A meta é que, em 2018, o Estado tenha 30 escolas gerenciadas com gestão democrática.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!