Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Detran inicia combate ao Aedes aegypti com mutirão de limpeza

O mutirão cumpre o decreto assinado pelo governador Waldez Góes, que oficializa as sextas-feiras como dia de limpeza nos órgãos públicos.

Por Redação
22/01/2016 17h37

Cerca de 130 pessoas, entre servidores e voluntários da comunidade, participaram da ação de limpeza no Departamento de Trânsito do Estado do Amapá (Detran), na Zona Norte de Macapá, na tarde desta sexta-feira, 22.

O mutirão cumpre o decreto assinado pelo governador Waldez Góes, que oficializa as sextas-feiras como dia de limpeza nos órgãos públicos. Essa é uma das ações do plano que une os Poderes do Amapá para enfrentar o mosquito Aedes aegypti. Atualmente, o maior problema de saúde pública do Brasil, a infestação do mosquito preocupa pela transmissão de quatro endemias, dengue, Febre Chikungunya, Zika e Febre Amarela urbana, e provoca a ainda pouco conhecida microcefalia – doença que afeta o cérebro de bebês.

Os voluntários receberam luvas de borracha e sacolas plásticas e recolheram copos e garrafas plásticas e todos os objetos capazes de acumular água. Além disso, larvicidas foram aplicados nos veículos apreendidos.

As empresas responsáveis pela construção do novo prédio do Detran e reforma do muro também mobilizaram os funcionários para fazerem parte do mutirão.

Segundo Juliana Marques, servidora do Detran, a ação garante a segurança dela e dos colegas. “É no trabalho que eu passo a maior parte do meu dia, então, se eu não quiser ficar doente, tenho que preservar”, declarou.

Paralelo a essa ação, o diretor do Detran, Inácio Maciel, começou a transferência dos veículos, que hoje estão na sede, na Zona Norte, para o pátio de apreensão, no distrito do Coração. “Esse é um espaço que o Detran tem longe do perímetro urbano e lá vamos poder guardar esses veículos de uma maneira mais organizada, o que vai facilitar a higienização e minimizar o perigo à sociedade”, disse o diretor.

Inácio também informou que o combate aos focos do Aedes vai ser uma cultura permanente dentro da instituição, com mobilizações continuas dos servidores e comunidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!