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Estudantes das Escolas do Novo Saber farão acolhimento de novos alunos de 2018

Formação foi dada por Jovens Protagonistas vens Protagonistas do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.

Por Caroline Mesquita
13/12/2017 19h07

Estudantes trabalharam dinâmicas de acolhimento e trocaram experiências sobre as escolas de tempo integral

Estudantes das Escolas do Novo Saber (Tempo Integral) receberam neste mês capacitação para realizar o acolhimento dos novos alunos de suas próprias escolas no ano letivo de 2018. A formação é realizada pelos jovens protagonistas do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), organização parceira parceiro do Estado na implantação das escolas de tempo integral no Amapá.

O acolhimento é uma prática educativa pertencente ao currículo da escola de tempo integral. Fundamental para que os novos alunos sintam-se bem recepcionados, tomem conhecimento do modelo de ensino praticado na escola, além de marcar o início do Projeto de Vida – espaço em que os estudantes, desde o primeiro dia de aula, são estimulados a pensar em seus sonhos e traçar metas e estratégias para alcançá-los.

Cinco alunos de cada uma das oito Escolas do Novo Saber serão os jovens protagonistas acolhedores e farão o papel de multiplicadores desse conhecimento. Eles contam com a experiência dos jovens protagonistas do ICE, que são estudantes egressos das escolas de tempo integral de Pernambuco e estão em plena execução de seus projetos de vida. Eles trocaram vivências escolares, falaram sobre o modelo de ensino e desenvolveram dinâmicas para receber os novos estudantes.

“A forma que acolhemos os novos alunos é importante porque muitos não conhecem realmente o modelo, ou não sabem como funciona, então nos preparamos para recebê-los da maneira mais especial possível e instruí-los de forma eficiente”, comenta a estudante Iasmim Pereira da Silva, de 16 anos, que cursa o 1 º ano na Escola Estadual Elizabeth Picanço Esteves, em Santana.

Para o jovem protagonista Lázaro César, o ensino integral transforma positivamente a vida dos estudantes. Lá, eles definem o que querem ser, valores que desejam construir, e adquirem conhecimentos fundamentais para a escolha profissional e também para as relações sociais. “A escola me encorajou a lutar pelos meus sonhos, amadurecer e crescer. Aprendi a conviver, respeitar as pessoas e ser protagonista da nossa vida”, concluiu.

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